Geral
|
20 de novembro de 2021
|
17:36

Porto Alegre tem Marcha Zumbi Dandara no Dia da Consciência Negra

Por
Sul 21
[email protected]
Marcha da Consciência Negra em Porto Alegre, no dia 20 de novembro | Foto: Karen Santos/Twitter
Marcha da Consciência Negra em Porto Alegre, no dia 20 de novembro | Foto: Karen Santos/Twitter

No cinquentenário do Dia da Consciência Negra, manifestantes se reuniram no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, na luta contra o racismo. Na sequência, marcharam até o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. 20 de novembro é justamente a data da morte de Zumbi, ocorrida em 1695.

Embora o Dia da Consciência Negra só tenha sido inserido no calendário escolar em 2003 e reconhecido em âmbito federal em 2011, a primeira celebração contemporânea da data é de 1971 e tem origens no Rio Grande do Sul. A ideia de se utilizar o dia da morte de Zumbi dos Palmares para rememorar o legado da escravização e do racismo na formação do Brasil, bem como da resistência de negros e negras, está intimamente ligado ao Grupo Palmares, liderado, entre outros, pelo intelectual Oliveira Silveira.

A primeira celebração do 20 de Novembro ocorreu no Clube Social Negro “Marcílio Dias”, fundado em 1949 em Porto Alegre. Nos anos seguintes, a iniciativa se expandiu pelo país, principalmente a partir de 1978, quando foi fundado o Movimento Negro Unificado (MNU).

Em 2021, as mobilizações também marcam oposição ao governo de Jair Bolsonaro e sua negligência com a pandemia de covid-19.

Lideranças políticas, em especial da bancada negra de Porto Alegre, sindicais e de movimentos sociais participaram do ato na capital gaúcha.

Mobilização contra Bolsonaro também marca o ato deste 20 de novembro. Foto: CUT-RS

*Com informações da RBA


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora