Geral
|
24 de novembro de 2019
|
14:30

Morre, aos 80 anos, Clovis Ilgenfritz

Por
Sul 21
[email protected]
Morre, aos 80 anos, Clovis Ilgenfritz
Morre, aos 80 anos, Clovis Ilgenfritz
Clóvis Ingelfritz da Silva em palestra em Plenária do CAU/BR (Divulgação)

Da Redação (*)

Faleceu, no final da noite deste sábado (23), o arquiteto Clóvis Ingelfritz da Silva. A informação foi dada, nas redes sociais, pelo seu filho Tiago Holzmann da Silva, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). O velório acontecerá neste domingo, a partir das 11h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Clovis Ilgenfritz foi presidente e fundador da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entre 1983 e 1986, e do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), em suas primeiras três diretorias (1974 a 1983). Também foi vice-presidente do CAU/RS. Em outubro passado,  Clóvis Ilgenfritz da Silva foi homenageado no 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), realizado em Porto Alegre, com o Colar de Ouro, comenda criada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) como reconhecimento máximo aos arquitetos pela sua obra e atuação profissional.

Formado em 1965 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), o arquiteto dedicou boa parte de sua trajetória profissional a trabalhos de habitação popular e planejamento urbano, dividindo-a com a atuação em entidades representativas dos arquitetos. Ele foi pioneiro na defesa da Assistência Técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social, que considerava “como um SUS da habitação”, fundamental para melhorar as moradias e atingir um segmento da população sempre desassistido.

No currículo de Clóvis está também uma extensa atuação ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), tendo sido um dos fundadores do partido (1981) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no mesmo ano.Foi vereador em Porto Alegre por três vezes na década de 1990 e deputado federal.

“A trajetória de Clóvis Ilgenfritz da Silva se confunde com a criação dos sindicatos de arquitetos e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, há 40 anos.”, disse Cicero Alvarez, presidente da FNA. ” Clóvis foi um grande profissional, colega e amigo de todos que passaram pela organização dos trabalhadores e luta sindical, merecendo nossas homenagens. O legado de Clóvis será sempre lembrado na luta por um mundo mais justo. Clóvis Ilgenfritz da Silva, presente!”.

(*) Com informações do CAU/RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora