Educação
|
30 de março de 2022
|
09:36

Cpers convoca assembleia para 6ª e condecorará Leite como ‘maior mentiroso da história’

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) convocou para a próxima sexta-feira (1º) uma assembleia geral, a ser realizada diante do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, para definir os rumos da mobilização da categoria. Segundo o sindicato, a data foi escolhida porque o 1º de abril marca o “Dia da Mentira” e, na data, irá “conceder” ao governador Eduardo Leite (PSDB) o título de “maior mentiroso da história do RS”.

A principal “mentira” contada pelo governador, segundo o Cpers, é o reajuste de 32% concedido aos professores. Pelos cálculos do sindicato, somente 14% dos educadores do Estado receberam 30% ou mais de reajuste salarial.

“Pior: mais de 45 mil aposentados receberam apenas 5,53%. Além disso, o governo retirou 26,47% dos adicionais por tempo de serviço que esses professores já contavam em seus contracheques. Ou seja, pagaram o reajuste do próprio bolso. Sem contar os mais de 24 mil funcionários de escola, além dos aposentados sem paridade, que não tiveram nem um centavo a mais no contracheque”, diz o Cpers em nota.

A mobilização do Cpers é para que seja concedido um reajuste linear para toda a categoria.

Além disso, a pauta da assembleia prevê também discussões sobre as consequências da reforma do Ensino Médio, bem como a apresentação de dados sobre a última caravana promovida pelo sindicato, chamada de Caravana da Verdade. Na ação, o Cpers visitou 430 escolas de 160 municípios e fez um levantamento apontando para a situação de “precariedade, sucateamento e falta de educadores” no ensino público estadual.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora