Educação
|
21 de janeiro de 2022
|
19:24

Restauro do Instituto de Educação inicia na próxima semana

Por
Luís Gomes
[email protected]
Após longos anos com obras paralisadas, destino do Instituto de Educação segue em disputa. Foto: Luiza Castro/Sul21
Após longos anos com obras paralisadas, destino do Instituto de Educação segue em disputa. Foto: Luiza Castro/Sul21

O governo do Estado informou nesta sexta-feira (21) que as obras de restauro do Instituto de Educação General Flores da Cunha, escola estadual de Porto Alegre, irão iniciar na próxima semana. A ordem para o início dos trabalhos foi assinada pelo governador Eduardo Leite na última terça-feira (18).

Leia mais:
Após 6 anos de omissão, governo muda projeto do IE sem consultar comunidade escolar

A previsão de aporte do governo é de R$ 23,4 milhões para a conclusão da reforma do prédio, que, após a reforma, passará a abrigar Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, do Centro Gaúcho de Educação Mediada por Tecnologias e do Museu Escola do Amanhã. Os investimentos fazem parte do programa Avançar RS na Educação, lançado em outubro passado.

A reforma será tocada pela empresa Concrejato, que venceu a licitação para iniciar a reforma em 2016 e interrompeu os trabalhos em setembro de 2019, por falta de pagamento do governo do Estado.

O Sul21 vem acompanhado a situação da reforma desde antes das obras serem interrompidas. Ao longo de diversas matérias, a comunidade escolar sempre expressou a preocupação com o futuro da escola estadual, cujos alunos (atualmente são 1.086 matriculados) foram distribuídos em prédios de outras quatro escolas da Capital.

No anúncio desta semana, o governo esclareceu que a escola voltará a funcionar no prédio após a conclusão do restauro, compartilhando o espaço com as demais atividades propostas pelo governo.

Segundo o governo, dos 12 mil metros quadrados de área do IE, 2 mil serão destinados para o Museu da Escola do Amanhã e outros 2 mil divididos entre o Centro de Formação e o Centro Gaúcho de Educação Mediada por Tecnologias. O restante será destinado para a escola.

O objetivo do governo é que o Instituto de Educação seja complexo referência em formação de docentes e um espaço de inovação na área. “Esse local, que traz na sua própria história um papel de referência, não pode ser apenas uma escola, mas sim um farol para toda a nossa rede de ensino”, disse Leite durante a cerimônia de assinatura do início das obras.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora