Educação
|
5 de novembro de 2021
|
18:49

Consun aprova obrigatoriedade de comprovação vacinal para atividades presenciais na UFRGS

Por
Luís Gomes
[email protected]
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou nesta sexta-feira (5) a obrigatoriedade de apresentação do comprovante vacinal para covid-19 para a realização de atividades presenciais em todas as unidades da universidade. A proposta foi aprovada por 52 votos favoráveis, contra 3 contrários e 2 abstenções. A adoção do passaporte vacinal era uma proposta das representações dos professores, dos alunos e dos técnico-administrativos no Consun.

O debate acerca do passaporte vacinal iniciou na sessão desta sexta do conselho após o conselheiro Rui Muniz, representante dos técnico-administrativos, ter dito que o passaporte vacinal havia sido aprovado no Comitê Covid-UFRGS e que a Reitoria não estava respeitando a orientação do seu próprio comitê técnico-científico.

Também representante dos servidores técnico-administrativos, Tatiana Calvete destacou que a categoria elaborou um documento com diretrizes para um retorno presencial gradual e seguro na UFRGS, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

“Falei que nossa categoria afirmou no documento que divulgamos, nosso compromisso social e a defesa da saúde e segurança de todos. Nesse sentido, para que se tenha um retorno gradual e seguro às atividades presenciais, para nós técnicos, é fundamental a exigência da apresentação do comprovante vacinal para COVID 19 e que a UFRGS disponibilize máscaras do tipo pff2, certificadas pela Anvisa e Inmetro”, defendeu.

Após a manifestação de outros conselheiros, o tema foi colocado em votação, sendo aprovado por ampla maioria.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora