Educação
|
5 de agosto de 2021
|
09:08

Pré-lançamento da CONAPE no RS debate gestão democrática e financiamento da educação

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

As atividades de pré-lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), que acontece em 2022, prosseguem nesta quinta-feira (5) no Rio Grande do Sul. A atividade desta quinta inicia às 18 horas e abordará o tema  “Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social”.

A abertura será feita pelo professor Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e membro da Coordenação Executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e CONAPE 2022. O evento será transmitido pelo canal da CONEPE 2021 no YouTube.

Para discutir o tema foram convidados/as os professores/as Nalu Farenzena, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação, e Elton Luiz Nardi, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), também do PPG Educação da universidade. A mediação será feita pelos membros da Coordenação Colegiada CONAPE-RS, professoras Rosane Zan, diretora do CPERS-Sindicato; Vitalina Gonçalves, secretária-geral da CUT-RS e Fernanda Paulo, do Fórum EJA-RS.

Na quarta-feira, 4, às 18 horas, o debate foi “Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE”. Saiba mais aqui (e assista neste link).

O debate de terça-feira, 3, foi “PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação”. Veja aqui as informações sobre este Eixo (assista aqui).

Na segunda-feira, 2, ocorreu o segundo dia de debates abordando o Eixo IV – “Valorização dos/as Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”. Confira aqui os detalhes da discussão deste Eixo temático (assista aqui).

As atividades de pré-lançamento tiveram a sua abertura no dia 26 de julho pelo Eixo temático III: “Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão” (assista aqui).

Confira abaixo a programação completa:

26/7 – Eixo III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão. (realizado, veja aqui)
02/8 – Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
03/8 – Eixo II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação.
04/8 – Eixo VI – Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.
05/8 – Eixo V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social.
09/8 – Eixo I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira.

Confira também:

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022

Centenário Paulo Freire FNPE

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire

Canal CONEPE-RS 2021

https://tinyurl.com/CONEPE-RS-2021-YOUTUBE


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora