Educação
|
23 de abril de 2021
|
17:02

UFRGS usará notas do Enem e de vestibulares anteriores para ingresso no 1º semestre

Por
Sul 21
[email protected]
Vestibular UFRGS. Foto: Gustavo Diehl/Arquivo UFRGS
Vestibular UFRGS. Foto: Gustavo Diehl/Arquivo UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou na manhã desta sexta-feira (23) alterações nas formas de ingresso nos cursos de graduação neste ano. No primeiro semestre, os candidatos poderão utilizar notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e/ou do vestibular, ambos dos anos de 2017 a 2020. Será utilizada a melhor nota entre todas as provas realizadas, após a ponderação para o curso escolhido. Já para o segundo semestre, está prevista a realização do vestibular, caso as condições sanitárias permitam. O prazo de publicação do edital deve ser no mínimo cinco meses antes do início desse segundo semestre letivo.

A decisão do Conselho Universitário (Consun) leva em conta a situação emergencial e o caráter excepcional para a ocupação de vagas apenas em 2021. As informações sobre inscrições na seleção para 2021/1 serão publicadas em breve. Com o CPF do candidato inscrito, a UFRGS coletará as notas disponíveis e fará o recálculo para identificar o melhor conceito de cada candidato. Serão desconsideradas eventuais ausências, desqualificações pela falta de nota mínima ou inexistência de notas em algum ano, a fim de não prejudicar o candidato. No caso do Enem, seguirá o mesmo índice mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação. Posteriormente será publicado o edital dessa seleção excepcional na página da universidade.

Na impossibilidade de realização do vestibular no segundo semestre, a UFRGS aprovou o uso do mesmo sistema já aprovado para 2021/1. A partir dessa definição, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) divulgará em breve o Calendário Escolar 2021 – lembrando que, por causa da pandemia, o semestre 2020/2 termina apenas em 29 de maio.

A UFRGS reforça que a decisão tem um caráter excepcional e que a previsão é retornar, já no próximo certame de ingresso, às modalidades de ingresso consolidadas. A universidade também reforça que permanecem as reservas de vagas para as ações afirmativas, destinadas exclusivamente aos egressos do sistema público de Ensino Médio.

No caso do curso de Música, que possui prova de habilitação específica, foi confirmada a realização da prova de forma virtual e possibilidade de utilização de aprovação em anos anteriores no mesmo período já estipulado, nos vestibulares de 2017 a 2020. Cursos com ingresso em apenas um semestre poderão realizar a redistribuição de vagas nos dois semestres, como forma de se adequar às novas possibilidades de ingresso.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora