Cultura
|
17 de dezembro de 2023
|
14:05

‘Livrarias não competem mais com vendas pela internet, tem que oferecer uma experiência nova’

Por
Sul 21
[email protected]
Flávio Ilha é jornalista, escritor, criador da editora Diadorim e proprietário da Livraria Clareira. Foto: Luiza Castro/Sul21
Flávio Ilha é jornalista, escritor, criador da editora Diadorim e proprietário da Livraria Clareira. Foto: Luiza Castro/Sul21

No Sul21 recomenda desta semana, conversamos com o jornalista, escritor e editor Flávio Ilha. Com mais de 35 anos de carreira, três livros publicados, além da criação da editora Diadorim, Flávio fala, em entrevista ao Sul21, sobre o desejo de trabalhar cotidianamente ao lado dos livros. Ilha é o proprietário da Livraria Clareira, novo estabelecimento cultural inaugurado em dezembro deste ano no bairro Bom Fim, em Porto Alegre.

Confira um trecho da entrevista:

“O jornalismo surgiu na minha vida como uma possibilidade de dar vazão, onde eu pude conhecer pessoas, e onde eu pude fazer uma carreira longa de mais de 30 anos. Paralelamente, eu também sempre desenvolvi o ofício de escritor, porque isso é uma necessidade e uma coisa que está inerente a quem escreve. E agora, em 2023, eu crio a Livraria Clareira aqui no Bom Fim, assim como uma forma de exercitar uma profissão, mesmo, livreiro, trabalhar diariamente com livros, cotidianamente com livros. Esse projeto, eu já tenho há muitos anos, mas ele só se concretiza a partir desse espaço específico. A proposta, o nome, inclusive, Clareira, é neste sentido de ser um espaço em que as pessoas possam se encontrar, possam descansar, possam conversar, ver uma exposição, tomar um café. Livrarias pura e simplesmente não conseguem mais competir com as com vendas pela internet, tem que oferecer uma experiência nova, tem que oferecer um conceito novo. É o que eu estou tentando fazer aqui.”

Assista ao vídeo:

A Livraria Clareira está localizada na Rua Henrique Dias, número 111, no Bairro Bom Fim. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 10h até às 19h.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora