Cultura
|
3 de março de 2022
|
19:24

Sala Redenção reabre após 2 anos com mostra de cinema com diretoras alemãs

Por
Sul 21
[email protected]
Cena do filme
Cena do filme "Hanna Arendt - ideias que mudaram o mundo", que entra em cartaz na Sala Redenção. Foto: Divulgação

Depois de dois anos, a Sala Redenção – Cinema Universitário reabre suas portas na próxima quinta-feira (10). A retomada presencial ocorre com a reedição da mostra Diretoras do Cinema Alemão em Foco, realizada em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre, e encerrada prematuramente em 2020 justamente devido ao começo da pandemia do novo coronavírus. 

Entre os dias 10 e 18 de março, a programação apresenta sete longa-metragens produzidos por mulheres na Alemanha entre 1980 e 2013, com sessões de segunda a sexta-feira, às 15h e às 19h.

A curadoria apresenta figuras conhecidas, como Margarethe Von Trotta, com o filme Hanna Arendt – ideias que chocaram o mundo, trabalho que enfoca a vida de uma forte personalidade da filosofia moderna, e a premiada Maren Ade, com seu primeiro longa-metragem, A Floresta das Ilusões. A mostra inclui ainda diretoras que tiveram pouco ou nenhum espaço no circuito comercial brasileiro nas últimas décadas, com destaque para Ulrike Ottinger (Sob a Neve), Jutta Brückner (Anos de Fome) e Antonia Lerch (Antes do Casamento).

Segundo relatório realizado pelas emissoras públicas ARD e ZDF, somente 20% dos filmes lançados na Alemanha, em 2016 e 2018, foram dirigidos por mulheres. No Brasil, o cenário é semelhante. Dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) apontam que, em 2016, os homens dirigiram 77,5% dos longas exibidos em salas comerciais no País.

O ciclo Diretoras do Cinema Alemão em Foco divide a programação de março da Sala Redenção com a mostra Francofonia, uma parceria com a Aliança Francesa e o Instituto Francês em homenagem ao Dia Internacional da Francofonia, em 20 de março. Nesta segunda mostra do mês, serão apresentadas produções realizadas na Armênia, Ruanda, Cambodja, Congo, Argélia, Bósnia e Herzegovina, além da França.

A reabertura da Sala Redenção ocorre às vésperas do espaço completar 35 anos de atividade. Inaugurada em 22 de abril de 1987, a Sala Redenção – Cinema Universitário é um dos espaços mais antigos de difusão cinematográfica não-comercial em Porto Alegre, gerida pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Ao longo de sua história, a Sala se consagrou como um local de formação audiovisual, propondo sessões e debates com base no princípio de acesso livre à comunidade. A programação comemorativa de seus 35 anos será divulgada em breve.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora