Notícias em geral
|
16 de novembro de 2011
|
22:00

Maurren Maggi deve ser candidata pelo PTB

Por
Sul 21
[email protected]
Maurren_Maggi
Maurren Maggi se filia ao PTB | Foto: Janine Moraes/ABr

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a atleta paulista de salto em distância Maurren Higa Maggi se filiou ao PTB de São Carlos (SP) e pode se candidatar nas eleições municipais do ano que vem. Maggi é cotada para concorrer à vereadora ou como vice-prefeita na chapa do atual prefeito da cidade, Oswaldo Barba (PT), que tentará a reeleição.

Pedetista já faz campanha por substituto para Lupi

São muitos os pedetistas a cobrar a saída do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Aqui no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Diógenes Baseggio fez mais. No Twitter, ele defende abertamente o ingresso do atual prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, no ministério. Baseggio, que também é de Passo Fundo, garantiu já ter recebido “muitas ligações” em apoio ao nome de Dipp. “Defendemos a indicação do prefeito de Passo Fundo, Airton Langaro Dipp, para substituir Lupi no MTE. Ética, transparência e honestidade. Estamos otimistas devido às manifestações de apoio que recebemos ao companheiro Airton Dipp”, disse o deputado estadual. O nome de Dipp iria certamente agradar a alguns petistas no RS. O vice-prefeito de Passo Fundo, Rene Luiz Ceconello, é petista.

Sebastião Salgado / BB / Divulgação
Foto: Sebastião Salgado / BB / Divulgação

Novo cartão do BB traz imagens de Sebastião Salgado e ajuda no reflorestamento

Os clientes do Banco do Brasil poderão em breve ter um cartão ecologicamente sustentável, a favor do reflorestamento e com imagens exclusivas do fotógrafo Seabstião Salgado. O Ourocard Origens foi lançado na quarta-feira (16) dentro da feira Cartes & Inovation, em Paris, a maior exposição de cartões do mundo. O cartão temático será produzido com material plástico reciclado e terá dez opções, todas elas apresentando uma fotografia de Salgado. O cliente que desejar o cartão pagará R$ 5,00, que serão revertidos para o Instituto Terra, que promove a recuperação e manejo sustentável de florestas da Mata Atlântica no Brasil, através do plantio de árvores nativas das regiões ribeirinhas.

Senado aprova uso educativo do dinheiro arrecadado com multas de trânsito

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou na quarta-feira (16) projeto de lei que trata da distribuição dos recursos arrecadados com a cobrança de multas de trânsito. O texto aprovado determina que todo valor arrecadado com a cobrança de multas deverá ser investido em campanhas educativas sobre direção defensiva, cultura da paz, violência no trânsito e desestímulo ao consumo de álcool e drogas associado à direção. Foi admitida emenda do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que incluiu a sinalização de vias públicas como mais uma das possibilidades de uso do dinheiro proveniente das multas de trânsito. Com a ausência do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que relatou o projeto e deu parecer favorável, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) foi designado para relatar a emenda de Jucá. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados sem precisar passar pelo plenário do Senado. Se não receber emendas na casa revisora, o texto poderá seguir direto para sanção presidencial.

tarso alckmin
Tarso Genro e Geraldo Alckmin debatem cooperação entre RS e SP | Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Cooperação entre paulistas e gaúchos (1)

Os governadores Tarso Genro e Geraldo Alckmin tiveram encontro nesta quarta-feira (16) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Eles trataram de ações conjuntas na área de segurança pública e discutiram medidas que podem ser adotadas pelos dois estados para combater a guerra fiscal e promover a reforma tributária. Ao mesmo tempo, ocorreram duas reuniões paralelas. Na primeira, estavam reunidos os secretários de Segurança dos dois estados e os comandantes das polícias militares. Rio Grande do Sul e São Paulo devem realizar intercâmbio entre as polícias civis para desenvolvimento de estratégias de inteligência policial e técnicas investigativas; acordo de cooperação técnica visando a integração institucional no combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro e troca de experiências em técnicas para redução de homicídios. Um termo de cooperação será assinado até o final do ano.

Cooperação entre paulistas e gaúchos (2)

O secretário de Segurança do RS, Airton Michels, estuda também as experiências de policiamento comunitário de São Paulo com os Conselhos Comunitários de Segurança. Os Conselhos são formados por grupos de pessoas do mesmo bairro ou município, que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. “Temos que trabalhar para estabelecer a identificação do policial com a população. Aqui em São Paulo, por exemplo, existem os Conselhos de Polícia Comunitária, que podemos adaptar para o Rio Grande do Sul”, disse Michels.

Cooperação entre paulistas e gaúchos (3)

Em outra reunião, estavam os secretários da Fazenda dos dois estados, Odir Tonollier (RS) e Andrea Calabi (SP), e o secretário-geral do Governo do Rio Grande do Sul, Estilac Xavier. No encontro foram discutidas algumas medidas que podem ser adotadas de forma conjunta para atacar os efeitos da guerra fiscal. Também foi discutida a questão da divisão dos royalties de petróleo e políticas, focando casos que necessitem de decisões imediatas. As conversas técnicas terão continuidade nas próximas semanas.

Globais contra Belo Monte

Foi divulgado na última segunda-feira (14), um vídeo em que um time de 19 atores globais pede a assinatura de um abaixo-assinado contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. No vídeo, os atores afirmam que a usina funcionará por apenas quatro meses anuais mesmo sendo a terceira maior do mundo. Falam também sobre os índios e ribeirinhos que serão atingidos. O vídeo é do Movimento Gota D’Água e assinatura do abaixo-assinado está disponível no site do movimento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora