Cidades
|
17 de dezembro de 2018
|
18:41

PT pede ao MP investigação sobre destino de recursos do DEP

Por
Sul 21
[email protected]
PT pede ao MP investigação sobre destino de recursos do DEP
PT pede ao MP investigação sobre destino de recursos do DEP
Representação foi entregue ao promotor de Defesa do Patrimônio Público, Adriano Marmitt. (Foto: Estela Vilanova)

Da Redação

A bancada do PT na Câmara de Vereadores de Porto Alegre ingressou, nesta segunda-feira (17), com uma representação no Ministério Público do RS pedindo uma investigação sobre o destino das verbas do Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP). O documento entregue ao promotor de Defesa do Patrimônio Público, Adriano Marmitt, critica o que chama de descontrole administrativo da Prefeitura de Porto Alegre, que teria provocado “significativos prejuízos para a população”.

Segundo a vereadora Sofia Cavedon (PT), líder da Oposição, o MP abrirá um expediente específico para investigar a perda dos recursos e o destino dos 53 milhões de reais que saíram do DMAE para o DEP. Segundo a representação, embora o DEP tenha sido extinto em julho de 2017 e sem definição da estrutura administrativa o Departamento Municipal de Água e Esgotos repassou, em 2017, R$ 35 milhões para o órgão, como antecipação da Tarifa 3 para o pagamento pelo uso da rede pluvial. Estes que foram para o Caixa Único da prefeitura. Em 2018, o Dmae já teria repassado milhões ao extinto DEP.

O líder da Bancada do PT, vereador Aldacir Oliboni, lembrou notícia publicada na imprensa gaúcha dando conta que a prefeitura perdeu o prazo para entrega de projetos para o Ministério das Cidades e por isso deixará de receber cerca de R$ 150 milhões a fundo perdido. Os recursos seriam utilizados para projetos do Programa Drena Porto Alegre, voltado para a drenagem urbana. O vereador Marcelo Sgarbossa, também presente na audiência, lembrou a ausência, que era feita regularmente, da limpeza dos bueiros na cidade, serviço que hoje não estaria sendo feito.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora