Últimas Notícias > Política > Areazero
|
31 de outubro de 2016
|
17:49

Resultado das eleições municipais mexe nas bancadas da Assembleia e da Câmara dos Deputados

Por
Sul 21
[email protected]
Resultado das eleições municipais mexe nas bancadas da Assembleia e da Câmara dos Deputados
Resultado das eleições municipais mexe nas bancadas da Assembleia e da Câmara dos Deputados
Eleito prefeito de Canoas, Busato (à esq.) abre vaga a suplente na Câmara. Já Pozzobom venceu o segundo turno em Santa Maria e abre vaga na Assembleia ||Foto: Montagem/Sul 21
Eleito prefeito de Canoas, Busato (à esq.) abre vaga a suplente na Câmara. Já Pozzobom venceu o segundo turno em Santa Maria e deixará cadeira na Assembleia ||Foto: Montagem/Sul 21

Da Redação

O resultado das eleições municipais irá mexer na composição das bancadas tanto da Assembleia Legislativa quanto da Câmara dos Deputados, a partir de janeiro de 2017. No primeiro turno, o deputado estadual Miki Dreier (PSB) se elegeu prefeito de Cachoeirinha, na Região Metropolitana. Em seu lugar, assume no Legislativo o suplente Catarina Paladini (PSB), que hoje é o atual Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do governo José Ivo Sartori (PMDB).

A vitória de Jorge Pozzobom (PSDB) no segundo turno inédito em Santa Maria, Região Central, provoca mais uma mudança no parlamento gaúcho. Quem assume de titular é a suplente Zilá Breintenbach (PSDB), que nas eleições de outubro concorreu à prefeita de Três Passos, no noroeste do Estado, nas não se elegeu. Atualmente, ela é deputada ocupando a vaga de Lucas Redecker, que se licenciou para ocupar a secretaria de Minas e Energia da gestão de Sartori.

A exemplo da Assembleia, a Câmara dos Deputados terá duas alterações na bancada gaúcha. No segundo turno, dois deputados federais se elegeram prefeitos: Nelson Marchezan Júnior (PSDB), em Porto Alegre, e Luiz Carlos Busato (PTB), em Canoas, na Região Metropolitana. Marchezan dará lugar à ex-governadora Yeda Crusius, que é sua suplente. Já o titular da vaga de Busato é Cajar Nardes (PR), que neste momento já ocupa uma cadeira, em virtude de Ronaldo Nogueira (PTB) ter assumido o Ministério do Trabalho do governo Michel Temer (PMDB). Então, a partir de janeiro, o novo prefeito de Canoas deverá ser substituído pelo sindicalista Assis Melo (PCdoB), que é o segundo suplente da coligação e concorreu a prefeito de Caxias nas eleições de outubro.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora