Noticias|Últimas Notícias>Política
|
10 de março de 2012
|
18:14

Missão gaúcha vai a Cuba firmar parcerias nas áreas da agricultura, medicamentos e cultura

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Com o objetivo de diversificar parceiros comerciais, buscar mercados alternativos e promover intercâmbio cultural, uma missão institucional e empresarial foi organizada pelo governo de Tarso Genro. Os representantes estarão em Cuba de 10 a 15 de março, para  rodada de negócios e acordos de cooperação nas áreas da agricultura familiar, máquinas agrícolas, espumantes, medicamentos, biotecnologia, cultura e inovação.

Segundo o cônsul para assuntos comerciais de Cuba em São Paulo, René Capote, a missão gaúcha é considerada um marco para o Governo Cubano, pois “abre um canal de comunicação, uma parceria importante para a economia do país, sem que este perca sua identidade”.

O diplomata destacou também o sistema de cooperativismo do RS, de economia solidária, como a indústria de máquinas agrícolas e de espumantes – áreas cujas oportunidades de negócios são concretas. Cuba pretende reformular o setor de agricultura familiar e vê na experiência do RS um modelo bem sucedido. No que se referem às máquinas agrícolas e espumantes, os empresários gaúchos contam com o apoio dos três bancos estatais (Banrisul, Badesul, BRDE) para viabilizar as rodadas de negócios.

Segundo o assessor de Relações Internacionais do Executivo, Tarson Nuñez, as missões do Governo gaúcho não têm apenas interesses comerciais, mas também culturais, “pois o que une verdadeiramente dois povos é a integração cultural”.

Parceria com a Escola de Cinema Cubana

A Secretaria Estadual da Cultura pretende estabelecer parcerias com a Escola de Cinema Cubana, criada pelo escritor Gabriel García Márquez, uma vez que o Rio Grande do Sul é o 3º pólo de cinema no Brasil. Ainda no campo da cultura, o Estado tem interesse na música caribenha pela identificação rítmica afrodescendente brasileira, para intensificar projetos culturais bilaterais, assim como com a Feira do Livro de Havana, pela semelhança com a de Porto Alegre.

Com informações do Palácio Piratini


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora