Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
23 de julho de 2011
|
22:46

Autor de atentados na Noruega se entregou sem resistir, diz polícia

Por
Sul 21
[email protected]
Anders Behring Breivik
Anders Behring Breivik é tido como militante de extrema-direita e publicou um manifesto na internet | Foto: Reprodução/Facebook

Da Redação

O norueguês Anders Behring Breivik, de 32 anos, se entregou à polícia neste sábado (23), sem oferecer resistência. Ele admitiu ter planejado o atentado a bomba contra prédios do governo na capital Oslo, que matou sete pessoas, e atirado durante uma hora e meia contra jovens que estavam em um acampamento do Partido Trabalhista, matando 85 pessoas no local.

Leia mais:
Ataques na Noruega fizeram 92 vítimas; suspeito é ligado a grupo de extrema-direita
– Após explosões na sede do governo, atirador ataca em ilha da Noruega

A polícia da Noruega não descarta a possibilidade de que Breivik tenha agido em parceria com outro atirador. Ele é apontado como autor dos disparos em uma ilha próxima a Oslo, onde se realizava um encontro com cerca de 600 jovens do partido do governo. Breivik também é suspeito de relação com o atentado a bomba ocorrido contra prédios oficiais momentos antes.

Em Oslo, as bandeiras do país ficaram a meio mastro neste sábado e muitas pessoas se reuniram ao redor das igrejas, para prestar homenagens às vítimas deste que está sendo considerado o pior ataque na Noruega desde a Segunda Guerra Mundial.

Breivik é apontado como um fundamentalista cristão e anti-islâmico, que teria ligações com uma organização de extrema-direita. Segundo o jornal norueguês Aftenposten, Breivik publicou um “manifesto” na internet, além de um diário onde relatou detalhes da preparação dos ataques.

No começo de maio, ele havia comprado seis toneladas de fertilizantes, que podem ser utilizados na fabricação de explosivos, alegando ser um produtor rural. Segundo a polícia, o ataque aos prédios do governo teriam sido executados com um carro-bomba. Breivik teria ativado o veículo para depois se dirigir à ilha. Os atentados aconteceram com cerca de duas horas de diferença.

Com informações da BBC Brasil e do Aftenposten


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora