Opinião
|
14 de fevereiro de 2022
|
10:24

Maioria do eleitorado já está focada nas eleições 2022 (por Glauber Gularte Lima)

Foto: Antonio Augusto (Ascom/TSE)
Foto: Antonio Augusto (Ascom/TSE)

Glauber Gularte Lima (*)

A última pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada dia 11 de fevereiro, revela números bastante significativos sobre o interesse do eleitor em relação ao pleito de 2 de outubro para a presidência da república.

De acordo com o primeiro levantamento realizado neste mês (o instituto fará duas pesquisas mensais neste ano), 68% dos eleitores afirmaram possuir “Muito ou algum interesse” pela eleição para Presidente. Já os que manifestaram possuir “pouco ou nenhum interesse” pelas eleições somam 32%.

As eleições de 2022 despertam muito mais interesse nos eleitores do que em 2018

Se considerarmos que a primeira pesquisa Ipespe de fevereiro deste ano expressa a manifestação de interesse do eleitor por um pleito que se realizará daqui a oito meses, podemos afirmar que a eleição de 2022 se reveste de uma importância acima do normal para o eleitor brasileiro.

Em pesquisa do Datafolha de agosto de 2018, apenas 59% manifestavam “Muito ou algum interesse” pelo pleito que se realizaria um mês e meio depois. 

Ou seja, em 2018, a um mês e meio das eleições, portanto já no ambiente de “esquenta” do pleito, 59% manifestaram muito ou algum interesse na disputa para a presidência. 

Neste ano, faltando oito meses para a data de realização do primeiro turno, já são 68% os que afirmam possuir muito ou algum interesse nas eleições. 

Ponteiro do relógio “eleições 2022” está adiantado na cabeça do eleitor

 Considerando apenas o critério “Muito interesse”, estabeleci uma comparação com as eleições de 2014 e 2018. 

Em pesquisa do instituto Datafolha realizada em agosto de 2014, a cerca de um mês da eleição presidencial, 39% dos eleitores manifestaram muito interesse pelo pleito. 

Já na pesquisa desse mesmo instituto, quatro anos depois, em agosto de 2018, a um mês e meio da eleição, o número dos que manifestaram muito interesse estava no índice de 35%.

Na pesquisa Ipespe realizada em fevereiro de 2022, há poucos dias atrás e a oito meses da eleição, nada menos que 52% dos eleitores manifestaram possuir muito interesse no pleito de outubro.

Portanto, o ponteiro do relógio “Eleições 2022” está bastante adiantado na cabeça da maioria do eleitorado. Oito meses antes já temos 52% que afirmam possuir muito interesse pelas eleições. 

Sendo assim, essa maioria já acompanha atenta e de lupa o desenrolar das articulações em torno do pleito que definirá o comando do país a partir de 2023.

(*) Professor, especialista em comunicação e marketing

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora