Saúde
|
29 de dezembro de 2021
|
12:54

Ato no Posto Modelo protesta contra demissões e privatização da Saúde em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Protesto ocorreu durante descerramento de placa de 80 anos do Posto (Arquivo pessoal)
Protesto ocorreu durante descerramento de placa de 80 anos do Posto (Arquivo pessoal)

Trabalhadores da Saúde realizaram um protesto, na manhã desta quarta-feira (29), no Centro de Saúde Modelo, em Porto Alegre, contra as demissões no setor realizadas pela Prefeitura, contra as condições de trabalho dos servidores e as políticas de privatização na área da Saúde. Participaram da manifestação trabalhadores do Posto Modelo, trabalhadores demitidos do Instituto Municipal da Estratégia da Saúde da Família (Imesf), trabalhadores reintegrados do Imesf, usuários e representantes do Conselho Local de Saúde.

O protesto ocorreu durante o descerramento de uma placa, por parte da Prefeitura, para marcar a passagem do aniversário de 80 anos do Centro de Saúde Modelo. Era esperada a presença do prefeito Sebastião Melo (MDB), mas participaram da solenidade, pela Prefeitura, o secretário da Saúde, Mauro Sparta, o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer e a diretora da Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Caroline Schirmer.

Manifestantes protestaram contra demissões e privatização da Saúde em Porto Alegre (Arquivo pessoal)

Quando a comitiva da Prefeitura chegou, o pátio do Posto Modelo estava lotado de usuários aguardando atendimento. Segundo os manifestantes, o pátio estava lotado porque vários profissionais da Saúde foram demitidos pela Prefeitura (só no ano passado foram 552 trabalhadores demitidos do Imesf). Em dezembro deste ano mais de cem agentes comunitários de Saúde foram demitidos, destacaram ainda os participantes do ato de protesto.

Além disso, acrescentaram, os profissionais que são concursados só estão sendo chamados por meio de contrato emergencial, de curta duração. Os manifestantes também alertaram para a ameaça de privatização do Posto Modelo e do Posto Santa Marta, possibilidade que vem circulando muito nos corredores das unidades de saúde.

Manifestantes e usuários pediram ao secretário da Saúde para que fosse ao pátio ver as condições nas quais as pessoas estavam aguardando atendimento, mas os representantes da Prefeitura foram embora sem ir ao pátio, o que motivou vaias por parte de usuários e trabalhadores.

Construído pela prefeitura e inaugurado em dezembro de 1941, o Posto Modelo foi cedido ao Estado em troca do Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas retornou à administração do município em 1996, integrando hoje a rede de Atenção Primária em Saúde, de Porto Alegre.

Confira abaixo mais fotos da manifestação:

Usuárias reclamam das condições de espera para atendimento (Arquivo pessoal)
Protesto ocorreu durante visita do secretário da Saúde de Porto Alegre. (Arquivo pessoal)

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora