Política
|
5 de setembro de 2023
|
15:07

Servidores do RS que recebem abaixo do salário mínimo cobram implantação de vale-rancho

Por
Luís Gomes
[email protected]
Ato foi realizado no CAFF, no Centro de Porto Alegre | Foto: Divulgação
Ato foi realizado no CAFF, no Centro de Porto Alegre | Foto: Divulgação

Entidades representativas dos servidores públicos de nível médio do Estado, o que inclui categorias com vencimentos básicos abaixo do salário mínimo regional, realizaram nesta terça-feira (5) uma protesto no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) para cobrar a implantação do “vale-rancho” como medida para combater a insegurança alimentar. A manifestação foi realizada pela Associação dos Técnicos Administrativos Públicos do Rio Grande do Sul (Astap), pelo Sindicato dos Servidores Públicos do RS (Sindsepe-RS), pelo Movimento S.O.S Quadro Geral  e pela Voz do Servidor, que representa servidores de nível médio e fundamental da Secretaria da Saúde.

A situação de insegurança alimentar de servidores públicos foi apontada em reportagem do Sul21 publicada em 13 de junho, que destacou que a Astap iniciou uma campanha de arrecadação de cestas básicas para auxiliar servidores de nível médio que, especialmente por terem contraídos diversos empréstimos no Banrisul, não possuíam recursos para a alimentação básica.

Na ocasião, a Casa Civil respondeu à reportagem que a criação de um auxílio rancho ou complementação no vale-alimentação estava em “fase de estudo técnico sobre a viabilidade e impacto financeiro”. Desde então, as entidades representativas participaram de audiências públicas na Assembleia Legislativa e realizaram atos para cobrar do governo a implantação da medida.

Segundo o presidente da Astap, Thomaz Willian da Silva, as negociações já avançaram, mas ainda não há previsão de quando o benefício será adotado. “Um passo significativo nas negociações foi o reconhecimento pela Secretaria de Planejamento de que o Vale-Rancho pode ser considerado uma verba indenizatória, permitindo sua criação mesmo dentro dos atuais limites fiscais do Estado. A vice-presidente da Assembleia Legislativa (Delegada Nadine, PSDB), que faz parte da base do governo, também demonstrou apoio à viabilidade da implantação e está colaborando com o governo nesse processo. O movimento em prol do Vale-Rancho está ganhando força, e a principal meta agora é garantir sua implantação até o Dia do Servidor, em 28 de outubro”, afirma.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora