Política
|
17 de dezembro de 2022
|
17:33

PSOL decide não ocupar cargos, mas integra base do governo Lula no Congresso

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Bernardo Guerreiro/PSOL
Foto: Bernardo Guerreiro/PSOL

Em reunião no Diretório Nacional do partido, neste sábado (17), a direção do PSOL aprovou uma resolução reconhecendo o acerto político em fazer parte da coligação do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT), e, portanto, se estabelecer como base aliada do governo no Congresso, seguindo recomendações de voto.

Além disso, o partido definiu que não integrará cargos na gestão federal. Entretanto, caso algum filiado assumir participação na administração deverá se afastar de funções internas do PSOL.

“Não subestimar o bolsonarismo foi um dos acertos do PSOL nos últimos anos. Lutamos para construir a unidade nos movimentos sociais contra o golpe parlamentar, pelo Lula Livre, contra os retrocessos e reformas que foram aprovadas desde o governo Temer e, finalmente, pelo Fora Bolsonaro. Por isso, foi um grande acerto a decisão do PSOL de aprovar o apoio a Lula no 1º turno com apresentação de propostas para mudar o país, o Direito ao Futuro”, avalia a direção do partido.

“O PSOL, portanto, acertou. E os números comprovam esse acerto. Mas mais que os números, nossa vitória se expressa nos laços com o povo brasileiro, que fortalecemos no decorrer da campanha Lula presidente. O PSOL saiu maior. E esse resultado é fundamental para a luta socialista no Brasil”, conclui a resolução.

Leia a resolução do partido.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora