Meio Ambiente
|
25 de fevereiro de 2024
|
13:47

Coletivo Preserva Redenção protesta contra acúmulo de montes de cascalho no parque

Por
Sul 21
[email protected]
Coletivo colocou cartazes sobre os montes que se espalham pela Redenção | Foto: Arquivo Pessoal
Coletivo colocou cartazes sobre os montes que se espalham pela Redenção | Foto: Arquivo Pessoal

Integrantes do Coletivo Preserva Redenção realizaram neste domingo (25) um protesto contra o acúmulo de montes de cascalho em diversos pontos de passeio no Parque Farroupilha. O protesto, segundo integrantes, é motivado pelo fato de que o material prejudica há cerca de três meses a circulação dentro do parque, especialmente para pessoas com deficiência física. O coletivo espalhou cartazes sobre os montes com dizeres como “quando é que vão me tirar daqui” e “sou a prova da incompetência do prefeito”.

Leia mais:
Entenda o motivo de montes de saibro terem aparecido em parques de Porto Alegre
Usuários reclamam de pedras colocadas pela Prefeitura no Parque Marinha do Brasil

“Desde dezembro de 2023, foram colocados sobre a grama da Redenção inúmeros montes de cascalho, com pedras grandes, de diferentes tamanhos. O que o Parque necessitava era a recolocação de saibro nas vias internas, para facilitar a drenagem, mas não cascalho. Em alguns lugares onde foi espalhado esse material, é impossível caminhar, correr, andar de bicicleta e, pior ainda, os cadeirantes circularem. Para apontar o problema, o Coletivo Preserva Redenção denunciou, em cartazes, mais esse descaso da Prefeitura com a Redenção”, diz a professora da UFRGS aposentada Ana Maria Dalla Zen, integrante do coletivo.

Em janeiro, o Sul21 fez uma reportagem sobre as pedras de “saibro de granulagem mais grosso” colocadas pela Prefeitura ao largo do passeio. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb), as pedras serão usadas na manutenção dos passeios dos parques da Redenção, Marinha e Chico Mendes como estratégia de reforço para o piso em razão de danos causados pelas fortes chuvas que atingiram Porto Alegre no ano passado e, novamente, este ano.

O plano da Prefeitura é colocar uma camada de brita mais fina por cima das pedras grossas, que servirão como base, para depois aplainar os trechos de circulação dos usuários dos parques.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora