Geral
|
27 de fevereiro de 2024
|
19:41

Prefeitura não tem prazo para liberar quadras da Orla contaminadas com vermes

Por
Sul 21
[email protected]
Quadras de beach tennis da Orla do Guaíba estão interditadas por contaminação de vermes. Foto: Luiza Castro/Sul21
Quadras de beach tennis da Orla do Guaíba estão interditadas por contaminação de vermes. Foto: Luiza Castro/Sul21

Voltou ao debate nesta terça-feira (27), a partir de reportagem de GZH, o fato de que quadras esportivas de areia no Trecho 3 da Orla do Guaíba estão interditadas em razão da contaminação do solo. A situação foi detectada ainda no ano passado, mas a Prefeitura não tem prazo definido para a liberação dos espaços, uma vez que espera a realização de novos estudos para se certificar de que não há risco para os usuários.

As quadras de areia, três pracinhas com brinquedos e espaços para crianças do trecho 3 da Orla do Guaíba estão interditadas desde 1º de dezembro do ano passado. A decisão foi tomada após coleta e testes laboratoriais parasitológicos feitos por uma equipe da Unisinos que apontaram um nível acima do seguro de organismos que podem causar risco a saúde nas áreas de lazer após a inundação pela água do Guaíba no final de setembro.

De acordo com a análise laboratorial da areia coletada, para coliformes totais, foram encontradas concentrações que indicam um espaço inadequado para utilização. Também foi detectada a presença de larva de Strongyloides stercoralis, que pode causar diarreia, dor abdominal, sintomas pulmonares e lesões na pele a partir da contaminação pelo contato com o solo. Além disso, foram encontradas amostras de ovo de Taenia sp., que é transmitida via ingestão de alimentos contaminados e pode causar teníase. O teste seguiu a resolução 247 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que também é usado para a balneabilidade de águas.

Na ocasião, a Prefeitura iniciou o processo de troca de areia. Já na última quinta-feira (22), a equipe da Unisinos voltou ao local para uma nova coleta da areia, com o objetivo de verificar se houve mudança no cenário. Segundo a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, o novo laudo deverá ser concluído em cerca de 20 dias, quando será divulgado um comunicado sobre a situação dos espaços. A secretaria informou que estão sendo estudadas alternativas para devolver o espaço e as quadras para os praticantes de esportes e usuários.

O trecho 3 da Orla conta com 16 quadras de areia, compostas por uma quadra de futebol e 15 de vôlei, futevôlei e beach tennis. Para recolocar o material nas quadras, são necessários 3,5 mil metros de areia, ou seja, aproximadamente 585 viagens em um caminhão de pequeno porte.

 

Contaminação de quadras de areia foi detectada por estudo de equipe da Unisinos | Foto: Luiza Castro/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora