Geral
|
29 de setembro de 2023
|
15:41

Após enchente histórica, quadras de cimento do trecho 3 da Orla serão liberadas para uso

Por
Sul 21
[email protected]
Águas do Guaíba transbordaram e afetaram a região próxima à Orla. Foto: Luiza Castro/Sul21
Águas do Guaíba transbordaram e afetaram a região próxima à Orla. Foto: Luiza Castro/Sul21

As quadras esportivas de concreto, do trecho 3 da Orla do Guaíba, voltarão a estar à disposição da população a partir desse sábado (29). Os espaços de concreto incluem duas quadras poliesportivas, uma para a prática de tênis e uma para patinação.

Desde o início da manhã de quinta-feira (28), após o histórico alagamento que atingiu a cidade na última terça-feira (26), equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) atuam na limpeza da área de lazer. O local tem recebido os serviços de raspação do lodo, varrição de resíduos e remoção de materiais acumulados.

Segundo Andrea Rotunno, servidora da Prefeitura e diretora do trecho 3 da Orla, as quadras de cimento serão lavadas hoje e estão liberadas nesse sábado (30). As quadras de grama sintética, porém, seguem interditadas. Exceção é a pista de skate da Orla, que foi pouco atingida e segue disponível para a prática de atividades esportivas normalmente.

Ainda na quinta-feira, a Prefeitura suspendeu as atividades nas quadras esportivas do trecho 3 da Orla. A decisão foi tomada após a elevação do nível do Guaíba devido às chuvas que atingiram a Capital nos últimos dias.

“Esses espaços que estamos liberando foram menos atingidos pela inundação, pois a limpeza já ocorreu nas quadras, com a varrição da areia e a retirada de resíduos e lixo que estavam acumulados, permitindo a prática de esportes” afirma Débora Garcia, secretária de Esporte, Lazer e Juventude.

De acordo com a Prefeitura, após a limpeza dos resíduos na Orla e a secagem das demais quadras, as estruturas serão avaliadas e então será possível estimar uma previsão para retomada das atividades esportivas no trecho.

“Nossas equipes estão trabalhando para dar agilidade na limpeza e na manutenção da Orla do Guaíba para que a população volte a usar o espaço o quanto antes e com maior segurança para o lazer”, diz Marcos Felipi Garcia, secretário de Serviços Urbanos. De acordo com a pasta, será realizada uma vistoria para verificar a iluminação do espaço e a avaliação das pontes.

Ainda nesta sexta-feira, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) continuam a limpeza com a retirada de galhos, troncos e resíduos deixados pela água.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora