Geral
|
28 de dezembro de 2023
|
16:25

Ugeirm critica ‘novela’, mas celebra promoções para policiais civis

Por
Sul 21
[email protected]
Descongelamento das promoções foi uma pauta permanente da categoria ao longo do ano | Foto: Luiza Castro/Sul21
Descongelamento das promoções foi uma pauta permanente da categoria ao longo do ano | Foto: Luiza Castro/Sul21

Em manifestação publicada nesta quinta-feira (28), a Ugeirm, sindicato que representa agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, celebrou a oficialização pelo governo do Estado das promoções de 1.261 servidores da corporação, incluindo 84 delegados, 1.162 agentes e 15 investigadores.

As promoções, que também são estendidas para 486 servidores da Brigada Militar, 347 do Corpo de Bombeiros, 80 do IGP e 366 da Susepe — totalizando 2.540 servidores –, foram aprovadas pela Assembleia Legislativa em 5 de dezembro. Na nota divulgada hoje, a Ugeirm pontua que a expectativa da categoria era de que as promoções fossem oficializadas no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 22, como havia sido antecipado pelo governador Eduardo Leite na véspera, mas isso acabou não ocorrendo na versão regular. As promoções só foram publicadas em edição extra do DOE, às 20h do dia 22.

Para a Ugeirm, a situação gerou “agonia e tensão” entre os servidores, gerando a expectativa desnecessária de que o governo pudesse descumprir a promessa. “Toda a novela para a publicação não apaga a grande vitória da nossa categoria. Toda a mobilização da Ugeirm, as várias reuniões com o governo, onde as promoções sempre eram colocadas na pauta, a interpelação do governador na cerimônia de entrega de viaturas, as reuniões na Assembleia Legislativa e as reuniões para mobilizar a categoria, garantiram que o Natal dos (as) policiais civis tenha sido um pouco mais alegre”, afirmou o presidente do sindicato, Isaac Ortiz.

A liberação de promoções é uma reivindicação constante da Ugeirm, uma vez que o atual governo manteve os avanços congelados por quase dois anos. Ao longo deste ano de 2023, o tema foi pautado em diversas mobilizações da categoria.

Elas ocorrem neste final de ano, após o governo firmar um acordo com os servidores das forças de segurança para garantir as promoções mediante a aprovação do projeto de lei analisado pela ALRS no dia 5 de dezembro, que modificou o quantitativo de cargos dos quadros das corporações, permitindo assim a ampliação do número de vagas disponíveis.

Segundo o governo, para garantir as promoções, serão investidos cerca de R$ 80 milhões.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora