Geral
|
22 de novembro de 2023
|
17:32

Projeto aprovado na AL torna Hospital Colônia Itapuã patrimônio histórico e cultural do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Hospital Colônia de Itapuã. Foto: Guilherme Santos/Sul21
Hospital Colônia de Itapuã. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Foi aprovado nesta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa Projeto de Lei do deputado Pepe Vargas (PT) que declara o Hospital Colônia Itapuã patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Para Pepe, “preservar o patrimônio físico, arquitetônico e imaterial é fundamental na história que envolve o hospital colônia.”

Leia também:
Após mais de 80 anos, Hospital Colônia de Itapuã pode ser fechado

O deputado destaca a importância do reconhecimento do espaço como patrimônio para que as atuais e futuras gerações conheçam mais a história do lugar e lembrem que em determinado momento o Estado praticou uma política higienista de isolamento de pessoas do convivo social e da família. “O que foi feito gerou um impacto na vida destas pessoas e dos familiares, por isso é tão importante este conhecimento histórico do que aconteceu. Como patrimônio sensível, a preservação da memória da Colônia Itapuã é um alerta para que as políticas segregatórias não se repitam”, diz ele.

Localizado em uma área verde de 1.253 hectares a 53,5 km do Centro de Porto Alegre, o Hospital Colônia foi criado em 1940 como um leprosário para isolar portadores de hanseníase no âmbito de uma política desenvolvida pelo Estado Novo de Getúlio Vargas. No auge da política, o HCI era uma mini-cidade com igrejas, praças, escola, salão de festas, prefeitura e delegacia, para onde todas as pessoas que eram diagnosticadas com a doença no Rio Grande do Sul eram levadas. Uma internação compulsória que duraria até o fim da vida do paciente.

Com a mudança na política, atualmente a área do Hospital Colônia segue ocupada por alguma poucas pessoas que se curaram da hanseníase, mas decidiram permanecer vivendo no local, e por pacientes psiquiátricos levados posteriormente para a instituição.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora