Geral
|
23 de novembro de 2023
|
17:23

Gramado: Prédio desaba e bairros seguem interditados

Por
Sul 21
[email protected]
Movimentação do solo causou o desabamento de um prédio em Gramado. Foto: Bruno Stoltz
Movimentação do solo causou o desabamento de um prédio em Gramado. Foto: Bruno Stoltz

Horas após o desabamento do Residencial Condado Ana Carolina, localizado no bairro Planalto, a Prefeitura de Gramado informou que não há previsão de liberação das áreas interditadas devido a instabilidade do solo causada pelas fortes chuvas na cidade serrana nos últimos dias. 

A queda do prédio, construído numa encosta na Rua Ladeira das Azaléias, aconteceu por volta das 5h40 da manhã desta quinta-feira (23). O prédio tinha cinco andares e 19 apartamentos. Isolada desde o último sábado (18), quando surgiram as primeiras rachadura, a estrutura colapsou e desmoronou dentro do próprio terreno. Não há registro de vítimas até o momento pois os moradores do edifício haviam evacuado o local desde o final de semana.

Além do bairro Planalto, o bairro Três Pinheiros, situado abaixo do morro onde existia o edifício, segue interditado desde domingo (19) em função do risco de deslizamentos de terra atingir as residências. Ao todo, cerca de 440 pessoas moram no bairro, com 125 casas, conforme levantamento dos próprios moradores. Já no bairro de Piratini, 23 residências estão interditadas.

 

Apesar dos problemas causados pelas chuvas, prefeitura diz que eventos turísticos seguem mantidos. Foto: Bruno Stoltz

“As barreiras da perimetral estão segurando a terra que caiu do prédio, elas estão segurando para que essa terra não avance por cima da rodovia e atinjam as outras casas que estão perto. A área segue isolada porque o risco de movimento de massas continua”, explicou o tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva coordenador regional da Defesa Civil.

Segundo o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, as principais vias de acesso à cidade já foram liberadas. O governo municipal destaca que a área central do município não foi atingida e as atividades turísticas, comerciais e de eventos, como a programação do 38º Natal Luz de Gramado, seguem programadas para ocorrer normalmente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora