Geral
|
27 de setembro de 2023
|
10:48

Nível do Guaíba chega a 3,18 m, inunda o Cais e atinge 2ª maior marca histórica

Por
Luís Gomes
[email protected]
Vista da Avenida Mauá. Foto: Joana Berwanger/Sul21
Vista da Avenida Mauá. Foto: Joana Berwanger/Sul21

O nível das águas do Guaíba atingiu a marca de 3,18 m na altura do Cais Mauá no início da tarde desta quarta-feira (27), segundo informou a Defesa Civil de Porto Alegre a partir de dados da Sala de Situação do Governo do Estado. A marca representa a primeira vez que a cota de inundação do Cais, que é de 3 m, é superada desde 1967. Contudo, os 3,18 m são a segunda maior marca já registrada, uma vez que o máximo alcançado em 1967 fora de 3,13 m. O recorde registrado é de 1941, 4,76 m.

A inundação do Cais já era prevista pelas autoridades desde a manhã. Por volta das 9h, a medição oficial realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) no Cais Mauá marcava 2,94. Contudo, imagens feitas pela jornalista Katia Suman já mostravam o avanço da água sobre os armazéns do Cais Mauá, o que indicava que a cota de inundação já havia sido superada. Na sequência, funcionários da Prefeitura acrescentaram sacos de areia junto às comportas de proteção instaladas do longo do Muro da Mauá.


O nível do Guaíba já havia superado a cota de inundação na região das Ilhas e na zona sul. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o nível na régua manual da Ilha da Pintada atingiu 2,92 m — a cota de inundação é de 2,20 m. Imagens feitas pelo repórter Luciano Velleda e por leitores do Sul21 mostram a inundação da orla da Ipanema.

A Prefeitura de Porto Alegre informou que os trechos 1 e 3 da Orla do Guaíba estão parcialmente interditados, recomendando que a população evite circular pelas áreas até o recuo da água. Os agendamentos dos equipamentos esportivos estão suspensos.

Leia mais: 
Tomada pelas águas, Ilha da Pintada tem cenário desolador: ‘Ir pra onde? É triste’, diz morador
Inundação do Guaíba mostra importância de preservar áreas como a Ponta do Arado, diz especialista

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, informou que um corpo foi encontrado no trecho 1 da Orla do Guaíba nesta manhã. Não há informação se o falecimento ocorreu na região ou o corpo foi trazido de outra parte da cidade ou da Região Metropolitana pelas águas do Guaíba.

A Prefeitura informou ainda que 137 pessoas estão acolhidas em abrigos provisórios na cidade, sendo 50 na Escola Alvarenga Peixoto (Ilha dos Marinheiros), 48 no Centro Social Padre Pedro Leonardi (Restinga) e 39 na Igreja Nsa. Sra. da Boa Viagem (Ilha da Pintada).

A Defesa Civil do Estado também emitiu um alerta que o Guaíba irá atingindo o nível de inundação nas próximas horas. O alerta é válido por 24h para as cidades de Porto Alegra, Guaíba, Viamão, Eldorado do Sul e Barra do Ribeiro.

A atual cheia do Guaíba é se tornou a segunda maior em 80 anos, superando o patamar registrado desde 2015, quando chegou a 2,97 m. A maior permanece sendo a histórica cheia de 1941, com 4,76 m, que motivou a construção do Muro da Mauá. Em 1967, o nível do Guaíba voltou a superar a cota de inundação, atingindo 3,13 m.

| Foto: Katia Suman/Arquivo Pessoal
| Foto: Katia Suman/Arquivo Pessoal

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora