Geral
|
10 de setembro de 2023
|
15:42

Metsul alerta para novo episódio de chuva extrema no RS

Por
Sul 21
[email protected]
Passo Fundo foi um dos municípios que registrou morte em decorrência das chuvas que atingiram o Estado em setembro | Foto: Prefeitura de Passo Fundo/Divulgação
Passo Fundo foi um dos municípios que registrou morte em decorrência das chuvas que atingiram o Estado em setembro | Foto: Prefeitura de Passo Fundo/Divulgação

A Metsul Meteorologia divulgou neste domingo (10) um alerta para um novo episódio de chuva extrema que deve atingir o Rio Grande do Sul na próxima semana. Segundo a previsão da empresa, três ou quatro dias devem concentrar entre a média e o dobro da média histórica para o mês de setembro. Este será o terceiro episódio de chuvas excessivas no mês.

A previsão é de que o novo episódio atinja as regiões Centro, Oeste e Sul do Estado já nesta segunda-feira (11).

Leia mais:
Saiba como doar para os atingidos pelas chuvas e enchentes no RS
Leite anuncia medidas de apoio financeiro a pessoas e municípios afetados pelas chuvas
Governo federal anuncia 10 medidas de apoio a afetados pelas chuvas no RS
‘Só há lama e caos’: A volta para casa após enchente histórica no Vale do Taquari
Em nota oficial, MetSul contesta declarações de Eduardo Leite sobre volume de chuvas

A MetSul Meteorologia prevê volumes de chuva de 100 mm a 200 mm entre segunda e quinta nas regiões Sul e Oeste do Estado, com áreas registrando precipitações acima de 200 mm e podem chegar a até 300 mm. Estes volumes seriam suficientes para provocar alagamentos em áreas urbanas e rurais, bem como inundações de corpos d’água.

As médias históricas para o mês de setembro no RS, segundo a empresa, variam entre 97 mm, em Santa Vitória do Palmar, e 160,4 mm, em Encruzilhada do Sul.

Uma massa de ar quente chegará ao Estado na segunda-feira provocando temperaturas acima de 30º. No final do dia, uma frente fria chegará as regiões Oeste e Sul, provocando chuvas fortes. Paralelamente, um ciclone que se intensifica no leste da Argentina afetará a condição climática, mesmo sem se aproximar do Estado.

Na terça-feira (12), a previsão é de temporais o Oeste e na Metade Sul do Estado, com instabilidade na região central e dia ensolarado no Norte. Contudo, na quarta (13), uma área de baixa pressão deve avançar a partir da Argentina e do Paraguai para o RS, voltando a trazer chuvas torrenciais em diversas regiões.

Entre quinta (14) e sexta-feira (15), o cento de bairro pressão se dirige ao Atlântico se transforma em ciclone extratropical, impulsionando uma frente fria que causará temporais isolados pela região Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora