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29 de março de 2023
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19:02

Quatro linhas da Carris passam a ser operadas por empresas privadas em Porto Alegre

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Sul 21
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Foto: Maia Rubim/Sul21
Foto: Maia Rubim/Sul21

A partir da segunda-feira (3), quatro linhas de transporte coletivo antes operadas pela Carris passam a fazer parte do itinerário atendido por empresas privadas em Porto Alegre. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana Adão de Castro Júnior, a mudança é um “ajuste temporário para melhor atender aos passageiros, devido a problemas pontuais em relação ao cumprimento de algumas tabelas”.

As linhas afetadas são as transversais:

  • Linha T10 – Triângulo/ Antônio de Carvalho será atendida pelo Consórcio Mais (cor verde) com 74 viagens, sendo 36 sentido Norte/Leste e 38 sentido Leste/Norte
  • Linha T11 – 3ª Perimetral será atendida pelos consórcios MOB (cor azul) e Viva Sul (cor vermelha), com 186 viagens, sendo 92 no sentido Norte/Sul e 94 no sentido Sul/Norte
  • Linha T5 – Será atendida pelo Consórcio Via Leste (cor verde) com 112 viagens, sendo 56 no sentido Norte/Sul e 56 no sentido Sul/ Norte.
  • Linha T13 – Triângulo/ PUC será atendida pelo Consórcio MOB (cor azul) com 54 viagens, sendo 27 no sentido Norte/ Leste e 27 no sentido Leste/Norte

A mudança acontece em meio ao desejo da Prefeitura de privatizar a Companhia Carris. Em setembro de 2021 a Câmara de Vereadores aprovou o projeto do Executivo que propunha a privatização. Em audiência pública, em maio de 2022, a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) apresentou a ideia de venda pelo valor mínimo de R$ 125,8 milhões através de mensalidades fixas ao longo de 14 anos.

A ganhadora da licitação, além de comprar a empresa, irá assumir, por um valor de R$ 1, a concessão das linhas operadas pela Carris pelos próximos 14 anos, uma vez que, em 2036, vence o atual contrato de operação do transporte público de Porto Alegre. A alienação da Carris também prevê a garantia provisória de emprego pelo prazo de um ano de 801 funcionários da empresa, o que exclui 557 cobradores em razão da lei que autorizou a extinção da função no transporte coletivo da Capital. O poder público tinha a expectativa de que a privatização se consolidasse ainda em 2022, o que não ocorreu.

Leia também: Prefeitura prevê vender a Carris por ao menos R$ 125 milhões

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também informaram que, a partir de quinta-feira (30), mais 37 linhas serão autorizadas a operar sem cobrador. É estimado que cerca de 38% do quadro de profissionais seja retirado da ativa, podendo chegar a 50% até o fim do ano.

As linhas autorizadas são:

  • 718 – Ilha da Pintada
  • 862 – Rubem Berta/ Cairú
  • B51 – Parque/ Postão IAPI/ H. Conceição
  • B25 – A. Feijo/ Humaitá
  • R41 – Rápida – Protásio
  • 184 – Juca Batista
  • 110 – Restinga Nova via Tristeza
  • 111 – Restinga Velha (Tristeza)
  • 165 – Cohab
  • 168 – Belém Novo (via Tristeza)
  • 71 – Ponta Grossa
  • 179 – Serraria
  • 1842 – Juca Batista via Hermes Pacheco
  • 209 – Restinga
  • 210 – Restinga Nova
  • 211 – Restinga Velha
  • 216 – Restinga Glória
  • 18 – R68 – Rápida Belém Novo
  • 2671 – Lami/ Varejão (Via Edgar Pires de Castro)
  • 2672 – Lami via Beco da Vitória
  • 2675 – Lami até Cavalhada
  • 268 – Belém Novo
  • 2731 – Belém Novo/ Hípica (via Schneider)
  • 2733 – Belém Novo/ Hípica/ Veludo
  • 281 – Campo Novo
  • 2811 – Campo Novo/ Morro Agudo
  • 2812 – Campo Novo/ Gedeon Leite
  • 282 – Cruzeiro do Sul
  • 2821 – Pereira Passos
  • 2843 – B. Velho (S. Francisco) Rincão/ Betão até Azenha
  • 286 – Belém Velho/ Cristal/ UFRGS
  • 289 – Rincão via Oscar Pereira
  • D67 – Lami via Belém Novo/ Direta
  • R4 – Rápida – Restinga Velha
  • R5 – Rápida Ponta Grossa
  • R10 – Rápida Restinga Nova/ Cavalhada
  • R67 – Rápida Lami via Belém Novo

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