Geral
|
24 de fevereiro de 2023
|
10:44

STJ dá 1º passo para Robinho cumprir condenação por estupro no Brasil

Robinho foi condenado na Itália | Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Robinho foi condenado na Itália | Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Da Agência Ansa 

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, convocou o ex-jogador Robinho para participar do processo de homologação no Brasil de sua condenação definitiva pela Justiça da Itália a nove anos de prisão por violência sexual em grupo.

Essa é a primeira etapa do procedimento que pode levar o ex-jogador de Santos, Real Madrid, Manchester City e Milan a cumprir pena no sistema prisional brasileiro, uma vez que o País não extradita seus próprios cidadãos.

Segundo o portal G1, a presidente do STJ intimou a Procuradoria-Geral da República (PGR) a indicar um endereço válido no qual Robinho possa ser notificado sobre a convocação.

Se a defesa do ex-jogador contestar a homologação da condenação, o processo será encaminhado a uma Corte Especial do STJ. Caso contrário, a decisão caberá à própria presidente do tribunal.

Em seu perfil no Twitter, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o governo recebeu o pedido da Justiça italiana para que Robinho cumpra pena no Brasil. “A admissibilidade administrativa foi efetuada e houve a remessa ao STJ, em cumprimento à Constituição Federal. A tramitação jurisdicional foi iniciada”, acrescentou.

Robinho e seu amigo Ricardo Falco foram condenados em última instância na Itália por conta do estupro de uma jovem albanesa em Milão, em 22 de janeiro de 2013, quando a vítima tinha 22 anos de idade. Na época do crime, o ex-atacante jogava pelo Milan.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora