Geral
|
19 de fevereiro de 2023
|
11:08

Campanha ‘Verão sem Machismo’ alerta sobre violência contra as mulheres no Litoral Norte

Por
Sul 21
[email protected]
Adão e Edegar Pretto participaram da ação no Litoral Norte | Foto: Paulo Roberto/Divulgação
Adão e Edegar Pretto participaram da ação no Litoral Norte | Foto: Paulo Roberto/Divulgação

O mandato do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) realizou neste final de semana a blitz “Verão sem Machismo”, em Torres e Capão da Canoa, no Litoral Norte gaúcho, a fim de dialogar com veranistas e turistas sobre a urgência de combater a violência contra mulheres e meninas.

Na manhã de sábado (18), a ação começou com uma caminhada pela Praia Grande, em Torres. Carregando bandeiras e vestindo camisetas com a escrita “Violência contra mulher não”, o grupo entregou material informativo e conversou especialmente com os homens sobre o problema. Durante a tarde, ação semelhante foi realizada em Capão da Canoa.

Adão Pretto diz que a ação teve boa recepção e recebeu até aplausos dos veranistas. A motivação da campanha, segundo o deputado, é necessidade de reduzir os índices de violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul e alertar que os casos de assédio e violência sexual contra elas costumam aumentar no período de Carnaval.

“Nós precisamos conscientizar e engajar os homens nesta causa, por uma sociedade com mais paz, igualdade e respeito com as mulheres. O não de uma mulher é não, e isso precisa ser reforçado neste momento de festa. Não podemos aceitar os números estarrecedores que a segurança pública nos traz”, diz o deputado.

Segundo a Polícia Civil, os feminicídios tiveram alta de 10,4% em 2022 no estado, totalizando 106 mortes, 10 a mais do que em 2021. Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública mostram que, somente neste último mês de janeiro, já foram registrados nove feminicídios, 192 estupros e 1.989 agressões com lesões corporais no RS – desses, 14 estupros e 128 agressões ocorreram em municípios do Litoral Norte. Além disso, em todo o estado, 15,8 mil mulheres pediram medidas protetivas apenas em janeiro, o maior número da série histórica, que iniciou em 2017.

O Verão Sem Machismo reuniu lideranças da região e apoiadores da causa, como o ex-deputado Edegar Pretto. O evento é realizado desde 2018 e foi impulsionado gestão de Edegar no comando do Comitê Gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres.

Já dentro da Assembleia, Adão Pretto, nos seus primeiros dias de mandato, requereu à presidência da Casa a continuidade da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que também era coordenada por Edegar Pretto. Após mobilização junto a deputados e deputadas, a Frente já tem as assinaturas necessárias e agora segue a tramitação para ser aprovada pela Mesa Diretora, conforme prevê o regimento interno.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora