Geral
|
16 de agosto de 2022
|
13:53

Estragos do temporal afetaram 16 mil pessoas no RS, aponta Defesa Civil

Por
Sul 21
[email protected]
DMLU realiza operação emergencial de limpeza na rua da Represa. Foto: André Carolino/DMLU/PMPA
DMLU realiza operação emergencial de limpeza na rua da Represa. Foto: André Carolino/DMLU/PMPA

Boletim divulgado no início da tarde desta terça-feira (16) pela Defesa Civil do Estado aponta que quase 16 mil pessoas foram afetadas por estragos causados pelo forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul com ventos de mais de 100 km/h nesta segunda-feira (15). Ao todo, as chuvas, ventos e granizo deixaram um morto, um ferido, oito desabrigados e oito desalojados no Estado.

A cidade mais afeta foi Rio Pardo, na região do Pampa, que teve 2 mil residências danificadas por vendavais e pelo granizo, totalizando cerca de 8 mil pessoas afetadas.

Outro município fortemente atingido foi Canoas, na Região Metropolitana, que teve 1,1 mil casas destelhadas, totalizando 4,4 mil afetados, segundo o boletim.

Charqueadas também registou 2.640 afetados, com 660 casas atingidas pelo temporal. A cidade também registrou um ferido.

A única vítima fatal foi um morador de Porto Alegre, conforme anunciado pela manhã pelo prefeito Sebastião Melo. Um homem que desapareceu na segunda-feira teve o corpo encontrado próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol. A Capital registrou 115 moradias atingidas pelas chuvas na região das Ilhas, o que representa 460 pessoas afetadas.

O município de Mariana Pimentel registrou oito desalojados, com duas famílias sendo abrigadas em casas de parentes após suas residências serem danificadas.

Já Farroupilha teve oito pessoas desabrigadas após duas casas serem atingidas por destroços de uma obra. Elas foram encaminhadas para um hotel.

Ao todo, a Defesa Civil registrou 15.970 pessoas atingidas diretamente pelo temporal.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora