Geral
|
26 de novembro de 2021
|
10:51

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Por
Sul 21
[email protected]
Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento
Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Produzir e distribuir jornalismo de qualidade em redes digitais depende de financiamento. E para encurtar a distância entre quem pode contribuir financeiramente e quem precisa desses recursos para fazer jornalismo no Brasil, 27 organizações de todas as regiões do País estão unidas, pelo segundo ano, na campanha “Dia de Doar para o Jornalismo”. A ação é inspirada no Dia de Doar, comemorado mundialmente em 30 de novembro e que tem como objetivo estimular a generosidade e inspirar pessoas a doar para aquilo o que elas acreditam.

Em comum, as organizações participantes têm o foco na fiscalização do Poder Público e grandes empresas, pluralidade editorial e trabalham em defesa da democracia, que vem sendo constantemente ameaçada por uma enxurrada de desinformação e de ataques promovidos por diversos setores da sociedade. O apoio financeiro a esse trabalho é um posicionamento em defesa do jornalismo, um dos pilares da democracia.

O Dia de Doar para o Jornalismo, articulado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), conta com a participação do Sul21, Agência Envolverde, Agência Mural, Agência Pública, Alma Preta, Amazônia Real, Aos Fatos, AzMina, data_labe, Eco Nordeste, Énois Laboratório de Jornalismo, Fauna News, Gênero e Número, O Joio e O Trigo, Jornal Metamorfose, Jornal Plural, Manual do Usuário, Marco Zero Conteúdo, Matinal Jornalismo, Nonada Jornalismo, Nós, mulheres da periferia, ((o))eco, Periferia em Movimento, Portal Catarinas, Ponte Jornalismo, Quatro Cinco Um, e Saiba Mais.

As ações para estimular doações, apoios e assinaturas serão feitas nos perfis de redes sociais das organizações jornalísticas participantes, sempre usando a hashtag #DiaDeDoar. A ideia é motivar os consumidores do conteúdo a, também, contribuir financeiramente para que o trabalho dessas organizações continue e seja ampliado.

No Sul21, decidimos manter todo o nosso conteúdo aberto e disponível para todos. Essa escolha está baseada numa compreensão do papel que a comunicação desempenha em nossa sociedade hoje, uma sociedade onde, cada vez mais, ter dinheiro é uma condição para se ter acesso a bens e serviços que deveriam ser públicos.

Não queremos trabalhar com a ideia de que quem possa pagar tenha “vantagens” em relação a quem não pode. Queremos percorrer outro caminho e estabelecer com o nosso público uma relação de parceria e de investimento na construção de outra rede de comunicação entre quem produz o conteúdo jornalístico e quem o consome. 

 

Apoie o Sul21 e nos ajude a continuar: saiba como assinar

Colabore com nossa campanha de financiamento para um especial sobre a fome no Brasil

 

O que você ganha assinando o Sul21 não é um ganho meramente individual. Sim, você terá acesso a alguns conteúdos e serviços diferenciados, mas a principal vantagem que seu gesto de assinar o Sul21 estará construindo tem uma dimensão social e comunitária. Você será parceiro na construção de uma comunicação independente, de qualidade, não atrelada aos interesses de grandes grupos econômicos, com a produção de pautas voltadas às comunidades locais, à defesa de seus direitos, aos empreendimentos de economia solidária e com responsabilidade ambiental, às lutas da sociedade em defesa da diversidade, dos direitos e liberdades, da proteção ambiental, da criação cultural. Além disso, você também terá a oportunidade de participar da construção e do fortalecimento de redes de economia solidária que querem repensar o nosso atual padrão de consumo e a nossa relação com quem produz o que consumimos. 

Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho de cada uma das organizações


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora