Geral
|
13 de outubro de 2021
|
16:28

Evento, dia 15, lança parcerias do Sul21 com Armazém do Campo e aplicativo Papayas

Por
Sul 21
[email protected]
Arte: Matheus Leal/Sul21
Arte: Matheus Leal/Sul21

Ao longo dos últimos meses, em meio à pandemia, a redação do Sul21 pensou muito na necessidade de estabelecermos uma relação mais próxima com nossos assinantes e com todo o público que nos lê e acompanha. Entrando no último trimestre de 2021, começaremos a apresentar os primeiros passos de um projeto que fará um convite a nossa comunidade de leitores e leitoras. Não é um projeto restrito a assinantes, mas dirige-se especialmente a eles. 

Ao assinar o Sul21, você terá a oportunidade de participar da construção e do fortalecimento de uma rede de economia solidária com projetos de agroecologia, cultura e entretenimento para repensar o nosso atual padrão de consumo, e que se dispõe a combater a devastação do meio ambiente e a violação generalizada de direitos que vivemos hoje. No dia 15 de outubro, vamos oficializar as primeiras parcerias visando a constituição dessa rede.

O Armazém do Campo e o aplicativo Papayas são as duas primeiras parcerias e serão celebradas, em um ato público, às 19 horas do dia 15, na sede do Armazém do Campo na rua José do Patrocínio, 888, Cidade Baixa, em Porto Alegre. O ato, com os devidos cuidados sanitários que a pandemia ainda exige, contará com a presença de integrantes da redação do Sul21 e das equipes do Armazém do Campo e do aplicativo Papayas. Ao final do ato será sorteada uma cesta de produtos da Reforma Agrária entre os assinantes do Sul21.

O Armazém do Campo Porto Alegre comercializa alimentos da agricultura familiar e da Reforma Agrária Popular. Além de poder contar com a diversidade de produtos agroecológicos e orgânicos, os clientes do Armazém também podem usufruir de espaços de livraria, café-bar e feira com produtores dos assentamentos da região Metropolitana. O estabelecimento faz parte da rede nacional de comercialização de produtos da Reforma Agrária e da agricultura familiar, que tem por objetivo aproximar o consumidor do produtor, fortalecendo a produção camponesa e o desenvolvimento dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os assinantes do Sul21 terão direito a 10% de desconto em suas compras no Armazém. Esse desconto não se aplicará às feiras que ocorrem no local, quando a produção é comercializada diretamente pelos produtores.

Evento que celebrará parcerias ocorrerá na sede do Armazém do Campo, em Porto Alegre (Divulgação)

O Papayas é o primeiro aplicativo de meio de pagamento e de vale alimentação exclusivo para uma rede de estabelecimentos sustentáveis, como feiras agroecológicas e pequenos empreendimentos locais. Quem frequenta as feiras ecológicas de Porto Alegre já deve conhecer essa forma de pagamento que pretende fortalecer o sistema alimentar sustentável. Os assinantes do Sul21 terão a possibilidade de utilizar esse aplicativo, nos estabelecimentos que o utilizam, realizando seus pagamentos de forma rápida via QRcode, controlando seus créditos e transações efetuadas e podendo visualizar os estabelecimentos parceiros.

O estabelecimento dessas parcerias está associado a uma escolha feita pelo Sul21. Essa escolha está ligada à ideia de que o acesso à informação é um direito que vem sendo crescentemente privatizado e restringido a quem pode pagar. Decidimos manter o nosso conteúdo aberto e disponível para todo o mundo. Essa escolha está baseada numa compreensão do papel que a comunicação desempenha em nossa sociedade. Cada vez mais, ter dinheiro é uma condição para se ter acesso a bens e serviços que deveriam ser públicos. Não queremos trabalhar com a ideia de que quem possa pagar tenha “vantagens” em relação a quem não pode. Queremos percorrer outro caminho e estabelecer com o nosso público uma relação de parceria e de investimento na construção de outra rede de comunicação entre quem produz o conteúdo jornalístico e quem o consome. 

O que você ganha assinando o Sul21 é a sua inclusão neste esforço de construir espaços de comunicação independentes, democráticos e que não sejam regidos pela lógica da mercantilização de bens comuns. Mas há outros ganhos também. Ao assinar o Sul21, você terá a oportunidade de participar da construção e do fortalecimento de redes de economia solidária que querem repensar o nosso atual padrão de consumo e a nossa relação com quem produz o que consumimos.

É esse convite que estamos fazendo a todas e todos nossos assinantes. No dia 15 de outubro, lançaremos essa ideia e seus primeiros passos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora