Educação
|
24 de abril de 2023
|
17:27

Escola ‘As Pensadoras’ promove curso sobre feminismo decolonial

Por
Sul 21
[email protected]
Reprodução/Escola As Pensadoras
Reprodução/Escola As Pensadoras

A Escola As Pensadoras promoverá no mês de maio, de modo totalmente virtual, o curso “O que é Feminismo Decolonial?”, com a professora de Filosofia Susana de Castro Amaral Vieira. As aulas do curso ocorrerão nos dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de maio. O curso começa no dia 5 de maio e ocorrerá ao longo do mês, com preço de R$85,00 para estudantes e R$130,000 para profissionais. As aulas são online pela plataforma Google Meet e acontecerão as sextas-feiras à noite e nos sábados pela manhã. Todos os participantes receberão certificação de 20h pela Escola As Pensadoras.

Será possível acompanhar as aulas ao vivo, de forma síncrona, ou as gravações, de forma assíncrona, por até 12 meses, período em que as aulas ficam disponível após o fim do curso. Este curso faz parte do Aperfeiçoamento em Feminismos – 3º Ano. Para mais informações, acesse o link do curso aqui.

Estruturada virtualmente e tem como objetivo oferecer formação feminista e estudo do pensamento de mulheres, guiados por mulheres intelectuais, através de cursos complementares e com certificação própria. Segundo as organizadoras, o debate abordará a perspectiva de feminismo centrado na análise da situação americana, colonizada por diversos países europeus, com forte peso do colonialismo hispânico e português. Para tanto, tomará como exemplos a marginalidade dos povos originários, escravidão dos africanos e surgimento de intelectualidades fincadas na diferença colonial. O feminismo decolonial, destacam ainda, busca uma forma de recuperar o silenciamento e esquecimento que sofreram os saberes, epistemologias e cosmopercepções não ocidentais, recuperar as vozes e lutas não hegemônicas.

A ministrante das aulas, a professora Susana de Castro Amaral Vieira, é pós doutora em Filosofia pela CUNY Graduate Center, dos Estados Unidos, doutora na mesma temática pela Ludwig Maximilian Universität München. Sua graduação e mestrado foram também em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é professora titular do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-graduação em Filosofia.  Parte de sua experiência e pesquisa na área é sobre estudos de gênero. Além de coordenar o laboratório Antígona de Filosofia e Gênero é autora dos livros Filosofia e Gênero (2014), Ontologia (2008) e As mulheres das tragédias gregas: poderosas? (2011).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora