Educação
|
13 de setembro de 2022
|
18:15

Programa de Pós-Graduação encerrado pela Unisinos recebe nota máxima da Capes

Por
Sul 21
[email protected]
Em julho, Unisinos divulgou encerramento de 12 PPGs. Foto: Divulgação/Unisinos
Em julho, Unisinos divulgou encerramento de 12 PPGs. Foto: Divulgação/Unisinos

Um dos 12 Programas de Pós-Graduação (PPG) encerrados pela Unisinos conquistou nota máxima na avaliação quadrienal divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes na segunda-feira (12). Três cursos da universidade com sede em São Leopoldo foram avaliados com a nota máxima: Administração, Gestão e Negócios e Comunicação.

No dia 22 de julho, a Unisinos anunciou que encerraria os PPGs dos cursos de Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Geologia, História, Linguística Aplicada e Psicologia, surpreendendo a comunidade acadêmica.

A cada quatro anos, a Capes realiza avaliação periódica dos cursos de pós-graduação em todo o Brasil, aplicando a nota a cada PPG, podendo levar ao término de cursos ou ao descredenciamento de instituições de ensino cujos cursos tenham sua avaliação rebaixada. O conceito obtido na avaliação define, por exemplo, a quantidade de bolsas que o programa receberá do governo federal, se a instituição poderá ter doutorado ou apenas mestrado e impacta em incentivos governamentais para a pesquisa.

Em todo o país, apenas três Programas de Pós-Graduação em Comunicação têm nota máxima na avaliação da Capes: da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, agora, da Unisinos, única privada na lista. A nota 7 é a máxima conferida pela Capes.

Em nota sobre a avaliação Capes, referente ao período entre 2017 e 2020, a reitoria da Unisinos afirma que o desejo da universidade “é ver a produção de conhecimento se ampliando, acontecendo dentro e fora dos programas de pós-graduação, e que a sociedade gaúcha reconheça a Unisinos como uma instituição voltada para o desenvolvimento do estado, com investigações que gerem novos negócios, mais empregos e que melhorem a qualidade de vida da população como um todo”.

Em entrevista recente ao Sul21, Marcos Fuhr, diretor de Políticas Sociais e Serviços do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), informou que, junto ao encerramento dos PPGs, a Unisinos anunciou a demissão de 40 professores.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora