Educação
|
29 de abril de 2022
|
15:54

Conferência Estadual Popular de Educação debate retomada da democracia e defesa da educação pública

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

Com o tema “A retomada da Democracia e Defesa da Educação Pública e Popular”, o estado do Rio Grande do Sul inicia nesta sexta-feira (29), a sua Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE/RS), etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). O evento, promovido pelo Fórum Estadual Popular de Educação do Rio Grande do Sul (FEPE/RS), segue até sábado (30), quando acontecem as plenárias da conferência.

Para participar das votações e plenárias, é preciso entrar pelos links de cada dia, com acesso pela plataforma Zoom, que permitirão não somente assistir como ter o voto registrado nas atividades de aprovação do regimento da conferência, na abertura, e nas plenárias de sábado. Veja aqui o Regimento da CONEPE RS.

A ADUFRGS-Sindical integra a coordenação colegiada do FEPE-RS, tendo como representante a professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação do Sindicato. A diretora também faz parte da coordenação executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), pelo PROIFES-Federação.

Conforme Sônia, a CONEPE “é um importante espaço das lutas populares, de discussão das políticas públicas”. “O tema deste ano se amplia para além das questões mais especificamente educacionais”, adiantou a sindicalista. “Estamos sofrendo as consequências de um estado autoritário, fascista, que se instalou no país após 2016, com o golpe que sofremos”, concluiu.

Os links para cada dia

29/4 | 19h – Abertura – https://us02web.zoom.us/j/83678060024

ID da Reunião: 836 7806 0024

30/4 | Manhã e tarde – Plenárias – https://us02web.zoom.us/j/86342902238

ID da Reunião: 863 4290 2238

O evento será transmitido online pelo YouTube da CONEPE-RS www.youtube.com/conepers2021 e retransmitido pelos canais de sindicatos participantes, entre eles, a ADUFRGS-Sindical, pelo Facebook www.facebook.com/AdufrgsSindical.
Confira a programação completa:

A abertura do evento, na sexta-feira, 29, será às 19h, começando com uma apresentação cultural do músico Renato Borba, e, a seguir, as saudações de autoridades do Executivo e representação das esferas Estadual e Municipal. Na ocasião deverá ocorrer a aprovação do regimento da conferência e também uma análise da conjuntura brasileira, de estados e municípios.

Estão previstas as participações da titular da Secretaria Estadual de Educação, professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, do presidente em exercício do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEED-RS), professor Oswaldo Dalpiaz, da vereadora Daiana Santos, da Bancada Antirracista da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, da deputada estadual professora Sofia Cavedon, da presidenta da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RS), professora Maristela Guasseli, do presidente da Central Única dos Trabalhadores-RS (CUT-RS), professor Amarildo Pedro Cenci, e do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-RS (CTB-RS), professor Guiomar Vidor.

A análise de conjuntura será feita pela professora Jucélia Vargas, presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), e pelo professor Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Plenárias de Eixo da CONAPE 2022

No sábado, 30, das 8h30min ao meio-dia, acontecem as plenárias de eixo. Confira aqui todos os eixos da CONAPE 2022 que estarão em discussão:

Eixo I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira

Coordenação: Professora Maria Beatriz Luce – UFRGS/FACED

Eixo II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação

Coordenação:

Professora Carla dos Anjos – ACPM-Federação

Airton Silva – Presidente da UEE

Eixo III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão

Coordenação:

Elis Regina Gomes – Presidenta da UNEGRO RS

Angélica Kaigang – Mestranda Políticas Sociais UFRGS

Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde

Coordenação:

Professora Suzane Vieira – Presidenta Nacional da ANFOPE

Professora Helenir Schurer – Presidenta do CPERS-Sindicato

Eixo V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social

Coordenação:

Professora Nalu Farenzena – UFRGS/FACED

Eixo VI – Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE

Coordenação:

Professora Aline Kerber – Presidenta do Movimento Mães & Pais pela Democracia

Ariel Lucena – UNE – Vice-presidente Sul

Plenária final

Após as plenárias de eixos, às 13h30 de sábado, 30, será realizada a Plenária Final da CONEPE-RS, com os encaminhamentos para a Conferência Nacional de Educação (CONAPE) e aprovação de emendas ao documento referência da Conferência e ainda definição da delegação do RS que irá para a etapa nacional. A coordenação da plenária será feita pelas professoras Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, Aline Cunha, vice-diretora da UFRGS/FACED, e Silvana Piroli, presidenta da Sindiserv Caxias.

Saiba mais sobre a CONEPE/RS

A CONEPE/RS foi lançada em agosto de 2021 e corresponde à etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAPE), que ocorre de 15 a 17 de julho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento conta com uma série de etapas preparatórias como conferências municipais, regionais, livres, estaduais e distrital, em andamento em todo o País. Em outubro do ano passado, houve o lançamento do FEPE/RS e a realização da etapa municipal de Porto Alegre, pelo Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre (FME-POA).

O tema da CONAPE 2022 é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. O evento homenageia, ainda, o educador pernambucano Paulo Freire (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

É possível acompanhar a programação das atividades da Conferência Estadual Popular de Educação do RS no Canal “CONEPE RS 2021” no YouTube, que disponibiliza vídeos, entrevistas e a cobertura das conferências livres e temáticas nos municípios. Também é um espaço de memória da etapa estadual da CONAPE 2022 após a sua realização.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora