Cultura
|
8 de março de 2024
|
15:50

Noite dos Museus 2024 contará com a reabertura da Usina do Gasômetro

Por
Sul 21
[email protected]
Vistoria nas obras da usina do gasômetro em fevereiro deste ano. Fotos: Marcelo Viola/PMPA
Vistoria nas obras da usina do gasômetro em fevereiro deste ano. Fotos: Marcelo Viola/PMPA

A Noite dos Museus deste ano marcará a reabertura da Usina do Gasômetro, fechada para reforma desde 2017. Ano passado, o evento reuniu 185 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais de Porto Alegre, numa programação totalmente gratuita e em horário inusitado que, ano após ano, cai mais no gosto dos porto-alegrenses.

Leia mais:
Prefeitura apresenta proposta para privatizar operação da Usina do Gasômetro

Em 2024, além de incluir a Usina do Gasômetro, a Noite dos Museus ainda agregará ao circuito o Museu da Cultura Hip Hop RS e o Instituto Caldeira, espaços ligados com a cultura urbana e a inovação. Entre os novos locais está ainda o Mercado Público como o museu vivo de Porto Alegre – um ambiente democrático por onde circulam diariamente pessoas das mais diferentes origens, classes sociais e raças.

Para a reinauguração da Usina do Gasômetro, a Noite dos Museus convidou o fotógrafo e artista Gabriel Wickbold para criar uma exposição inédita com a mostra imersiva MAZE, que reúne uma série de imagens autorais do artista, marcando sua estreia na cidade. A exibição será aberta ao público durante o evento e ficará em cartaz até o dia 28 de julho.

“Essa sinergia da abertura da Usina do Gasômetro com o Noite dos Museus promete mais uma grande entrega para a nossa cidade, com a retomada tão aguardada de um equipamento cultural que sempre está na primeira lembrança de símbolos da capital”, avalia Henry Ventura, secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre.

Na nova edição, o organização do evento ampliou, mais uma vez, o número de instituições participantes. Ao todo, serão 22 espaços abertos, com entrada franca, das 18h até a meia-noite de 18 de maio, abrigando diversas manifestações artísticas que vão da música ao teatro.

Entre as novidades da oitava edição, também estão o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Museu de Anatomia da UFCSPA, que se juntam aos locais que já haviam participado em 2023: o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Memorial do Theatro São Pedro, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS, assim como a Cinemateca Capitólio, que, neste ano, terá uma programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS.

“Fiel ao seu propósito de ressignificar nossa relação com a arte, com a cultura, com a cidade, com os museus e com o nosso patrimônio, o Noite dos Museus volta a reunir espaços incríveis da nossa capital esse ano, resgatando o contato do público com museus já muito conhecidos e incentivando a visita a instituições não tão populares, mas igualmente relevantes, que merecem ser prestigiadas”, destaca Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus.

Outra novidade de 2024 é que o evento ainda contará com um circuito de visitação a 11 galerias da cidade que também estarão abertas durante a noite, com uma programação que será detalhada em breve. Participarão a Art100 Gallery, a Casa da Estrela, a Casa Baka, a Casa Musgo, a Fundação Ecarta, a Galeria 506, a Galeria Bolsa de Arte, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Galeria Garagem de Arte Stockinger, a Gravura Galeria de Arte e o Instituto Zoravia Bettiol.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora