Cultura
|
23 de julho de 2022
|
13:04

Cinemateca Capitólio terá debate sobre filme que conta história do jornal Boca de Rua

Por
Sul 21
[email protected]
Produção independente, filme aborda questões como  injustiças, violência e preconceito nas ruas de Porto Alegre. Foto: Paulo Aguas/Divulgação
Produção independente, filme aborda questões como injustiças, violência e preconceito nas ruas de Porto Alegre. Foto: Paulo Aguas/Divulgação

Acontece neste sábado (23), na Cinemateca Capitólio, uma sessão gratuita do longa-metragem ‘De Olhos Abertos’, Charlotte Dafol, que conta a história do jornal Boca de Rua, produzido há 21 anos por pessoas em situação de rua em Porto Alegre. A exibição, que começa às 19h, será seguida por um debate com Charlotte e com um representante do Boca de Rua, tendo mediação de Luiz Antonio T. Grassi.

O filme, que é uma produção e distribuição independente e foi finalizado por Charlotte após duas décadas ouvindo e falando com os porto-alegrenses, apresenta entrevistas de integrantes do jornal e aborda questões como injustiças, violência, drogas, saúde pública e preconceito nas ruas da Capital.

“É importante dimensionar que o Boca tem uma coisa muito forte que é o vínculo de afeto entre todos os participantes, também os voluntários do jornal. O filme também se baseia muito nisso. Uma amizade de muitos anos que eu já tinha com a maioria, uma relação de confiança, não era uma pessoa de fora, tinha essa relação de intimidade com eles”, disse a roteirista e diretora do filme ao Sul21, em entrevista publica em março deste ano.

O longa-metragem ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival Inffinito de Cinema Brasileiro, realizado nos Estados Unidos, e prêmio de Júri Popular no XII Festival de Cinema da Fronteira – Mostra de Longas, em Bagé.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora