Noticias|Últimas Notícias>Política
|
4 de setembro de 2011
|
02:05

PT aprova texto que inclui regulamentação da mídia e financiamento público

Por
Sul 21
[email protected]
PT aprova texto que inclui regulamentação da mídia e financiamento público
PT aprova texto que inclui regulamentação da mídia e financiamento público
PT realiza quarto congresso nacional em Brasília | Foto: Divulgação/PT

Da Redação

A criação de um marco regulatório para a mídia está entre os temas do texto-base de resolução política aprovado neste sábado (3) no Congresso do PT, que acontece em Brasília. Os 1.350 delegados devem votar neste domingo as propostas de emendas ao texto.

Leia mais:
– Dilma reage a críticas sobre “herança maldita” de Lula, que defende reeleição em 2014

A proposta de regulamentação da mídia aparece no documento inicial, aprovado neste sábado. “A inexistência de uma lei de imprensa, a não regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da propriedade cruzada de meios, o desrespeito aos direitos humanos presente na mídia, o domínio midiático por alguns poucos grupos econômicos tolhem a democracia, silenciam vozes, marginalizam multidões, enfim, criam um clima de imposição de uma única versão para o Brasil”, diz o documento.

O trecho conta com o apoio da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do ministro da Secretaria- Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que participam do congresso.

“Todos os setores da economia brasileira recebem regulamentação, menos a mídia”, afirma Ideli Salvatti.“Regulamentação do jornalismo é bom para as empresas, é bom para o jornalismo. Não acho justo que se classifique de autoritarismo a atitude de um partido de discutir algo que existe em vários outros países”, completa Gilberto Carvalho.

Taxação sobre fortunas e financiamento público de campanha

O projeto de resolução política do PT conta com 116 pontos que abordam temas como a democratização da comunicação e as reformas agrária, tributária e política. Na reforma tributária, o partido defende a taxação sobre fortunas, sobre lucros e sobre heranças e a progressividade dos tributos sobre a renda.

Para a reforma política o PT tem como principal bandeira o financiamento de campanha exclusivamente público, a votação em lista preordenada para eleições parlamentares e o fim das coligações proporcionais.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora