Geral
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25 de maio de 2020
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14:09

ADUFRGS debate como cooperativas de crédito são alternativas ao sistema financeiro

Por
Sul 21
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Da Redação (*)

A ADUFRGS-Sindical promove nesta quarta-feira (27), às 10h, a aula pública Educação Financeira em tempo de pandemia: Sistema Financeiro e Cooperativismo de Crédito, com André Moreira Cunha (Professor na Economia e Relações Internacionais da UFRGS) e Vitor Kochhann Reisdorfer (Professor no Curso de Gestão de Cooperativas da UFSM) e mediação de Eduardo Rolim (Tesoureiro da ADUFRGS e Diretor de Assuntos Jurídicos do PROIFES-Federação).

A ideia, segundo Eduardo Rolim, é analisar como trabalhadoras e trabalhadores são tratados pelos bancos comercias, “que cobram altas taxas de juros e não oferecem tratamento diferenciado aos trabalhadores, como os professores, por exemplo”. Na opinião do sindicato, explica Rolim, as cooperativas de crédito são uma alternativa para romper esse sistema abusivo.

 

A ADUFRGS quer iniciar essa discussão sobre educação financeira para apoiar os docentes a pensarem em formas alternativas de guardarem dinheiro. O diretor lembra que este ano os docentes tiveram uma redução salarial considerável em razão da Reforma da Previdência e da Instrução Normativa nº 28. “É necessário que os professores sejam capazes de se protegerem financeiramente, gerindo melhor as finanças; com redução de custos e recebendo benefícios que as cooperativas oferecem, como a distribuição das sobras de caixa”.

Com a pandemia, a questão torna-se mais urgente, opina o diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS, Jairo Bolter. “Os trabalhadores são os que mais estão sofrendo com a crise do Coronavírus. O modelo das cooperativas, sem dúvida, pode ajudar a superar essa crise, no momento que inclui o trabalhador na gestão e ganhos da cooperativa. Queremos ajudar a organizar a classe trabalhadora para sairmos dessa crise mais unidos”.

A Aula Pública será transmitida no canal da ADUFRGS-Sindical no YouTube (https://www.youtube.com/user/CanalADUFRGS).

(*) Com informações do Portal Adverso.


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