Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
27 de setembro de 2012
|
16:50

Em discurso comedido, Ahmadinejad acusa o Ocidente de intimidação

Por
Sul 21
[email protected]
Daniella Zalcman / Columbia University
Ahmadinejad tem um histórico de discursos polêmicos na ONU | Foto: Daniella Zalcman / Columbia University

Da Redação

Líderes de países ocidentais não tiveram motivo para se levantar e abandonar a Assembleia Geral da ONU nesta quarta-feira (26), durante o discurso do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. O vazio das cadeiras durante a fala do líder iraniano é praticamente uma tradição nas Assembleias mas, em seu último discurso antes de sair da presidência, Ahmadinejad ofereceu palavras moderadas à comunidade internacional.

Em sua oitava fala em uma Assembleia Geral, o líder afirmou que o Irã recebe de bom grado “qualquer esforço que pretenda promover paz, estabilidade e tranquilidade” no mundo.

Ainda assim, Ahmadinejad não deixou de criticar as potências hegemônicas, afirmando que a intimidação por meio de armas nucleares e de destruição em massa prevalece entre a comunidade internacional. Ele citou a “ameaça constante dos sionistas incivilizados” contra o Irã como exemplo dessa situação.

O país sofre grandes pressões internacionais por suas ambições nucleares. O Irã alega que suas intenções com a tecnologia nuclear são pacíficas, mas as potências Ocidentais não estão convencidas. Em discurso na Assembleia nesta terça-feira (25), o presidente americano Barack Obama declarou que os Estados Unidos “farão o que for necessário para impedir o Irã de obter uma arma nuclear”.

Estados Unidos e Israel boicotaram o discurso

Apesar das palavras menos agressivas do que de costume, os Estados Unidos e Israel se negaram a comparecer à Assembleia na hora da fala de Ahmadinejad.

Erin Pelton, porta-voz da missão americana à ONU, criticou o fato do discurso do líder iraniano ter ocorrido justamente no dia do Yom Kippur, data sagrada para o judaísmo. A delegação israelense não teria comparecido por este motivo.

Os líderes canadenses também não estavam presentes durante a fala de Ahmadinejad.

Com informações da Al Jazeera e da CNN


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora