Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
14 de outubro de 2015
|
22:38

Após 24 horas, Justiça libera ingresso de presos no Central

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
Lotação do Presídio Central é criticada há anos | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Da Redação*

O juiz Sidinei Brzuska, responsável pela fiscalização dos presídios da Comarca de Porto Alegre, deferiu na tarde desta quarta-feira (14) pedido da direção do Departamento de Polícia Metropolitana da Polícia Civil para que novos presos possam ser levados para o Presídio Central. Os detentos não estavam sendo direcionados para o local desde o fim da tarde de terça-feira (13).

A superlotação do Presídio Central, já denunciada há anos por organismos de direitos humanos, ocasionou a interdição. Como a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) não conseguiu transferir por mais de 24 horas aqueles presos provisórios que estavam na casa prisional, não foi possível encaminhar os novos detidos ao Central.

Desde a liberação, a Susepe já informou que, dos 42 presos em delegacias, 34 foram transferidos para o Presídio Central de Porto Alegre, por serem provisórios. No entanto, 8 ainda permanecem em delegacias, porque mesmo tendo sido pegos em flagrante, já possuem condenações. O órgão afirma estar estudando caso a caso para abrigá-los em penitenciárias mais próximas da região metropolitana e que, durante o dia, a Susepe forneceu alimentação e higiene para eles nas delegacias.

A decisão do magistrado foi tomado após reclamações da polícia, que afirmou que as delegacias não possuem estrutura para alojamento dos presos. Foi relatado que na 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre houve necessidade de intervenção do Grupamento de Operações Especiais na carceragem para a contenção de ânimos. Oficialmente, o Central deve abrigar apenas presos provisórios, mas isso não se aplica na prática.

*Com informações da Susepe e do TJ-RS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora