Parlamento Europeu discute empréstimo para Portugal e a nova crise grega

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O Parlamento Europeu está reunido hoje (11) em Estrasburgo, França, para discutir o empréstimo solicitado por Portugal e a nova crise financeira que passa a Grécia. O encontro terá a presença de Olli Rehn, comissário europeu de Assuntos Econômicos e Monetários.

Portugal vai receber, nos próximos três anos, 78 bilhões de euros de ajuda financeira da União Europeia (UE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE). O governo de Portugal está se obrigando a aprovar um conjunto de medidas para reduzir gastos do Estado que abrangem diversos setores. O governo português vai ter que privatizar empresas, reduzir os funcionários públicos e diminuir os gastos públicos.

Os ministros de Finanças dos diversos países europeus vão dar a palavra final sobre o empréstimo aos portugueses na próxima segunda-feira. Irlanda e Grécia já receberam este mesmo tipo de ajuda financeira, no ano passado. Os gregos, que hoje fazem greve geral, podem ter que pedir um novo empréstimo internacional porque o país sem recursos para pagar a quinta parcela do empréstimo que recebeu no ano passado.

Inflação de abril

O Índice de Preços no Consumidor atingiu 4,1% em abril em Portugal, face ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). “Em abril de 2011, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação de 4,1%, ligeiramente superior à verificada em Março (4,0%)”, afirma o instituto de estatísticas.

Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação de 0,4%, contra 1,6% em março deste ano e 0,4% em Abril de 2010.

Com informações do Diario de Notícias.pt


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora