Francesa começa pelo Brasil campanha para assumir o FMI

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A ministra de Economia da França, Christine Lagarde, chega hoje (29) ao Brasil para fazer campanha pela presidência do Fundo Monetário Internacional (FMI). Lagarde afirmou que começa sua campanha pelo Brasil porque “foi o primeiro país a me responder”. Depois do Brasil, a ministra francesa visitará todos os países emergentes com o mesmo objetivo.

Em entrevista a rádio francesa Europe 1, Lagarde revelou que pediu para visitar todos os países emergentes — Brasil, Índia, China e alguns países da África — “porque são aqueles países que, atualmente, expressam preocupações e frustrações. Eles querem que seus interesses e sua situação econômica sejam reconhecidos e expressados na direção dos órgãos internacionais”, disse a ministra francesa.

Depois da renúncia do também francês Dominique Strauss-Kahn da presidência do FMI acusado e preso nos Estados Unidos por agressão sexual, os países emergentes manifestaram o desejo de ter um representantes deles (Rússia, China, Índia, Brasil e África do Sul) como presidente do FMI. No entanto, os cinco países não chegaram a lançar um candidato.

O FMI é dirigido por europeus desde que foi constituído, há 65 anos atrás, assim como os americanos presidem sempre o Banco Mundial, num acordo tácito entre europeus e americanos. A escolha do novo presidente do FMI deve acontecer nas duas primeiras semanas de junho.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora