Tá na Rede
|
8 de janeiro de 2020
|
18:33

Bolsonaro faz live assistindo ao pronunciamento de Trump e, ao final, ataca Lula

Por
Sul 21
[email protected]
Bolsonaro faz live assistindo ao pronunciamento de Trump e, ao final, ataca Lula
Bolsonaro faz live assistindo ao pronunciamento de Trump e, ao final, ataca Lula

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro fez uma live nesta quarta-feira (8) para mostrar que assistia ao pronuciamento do presidente norte-americano Donald Trump, transmitido pelo canal da Casa Branca no YouTube. Durante cerca de 9 minutos, Bolsonaro acompanha a fala de Trump. Ao final, o presidente brasileiro diz apenas que “muitos acham que o Brasil deve se omitir no tocante aos acontecimentos” e aproveita para atacar o ex-presidente Lula.

“O senhor Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto presidente da República, ele esteve no Irã e lá defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima de 20%, que seria para fim pacífico. Complementaria apenas uma questão, nós temos que seguir as nossas leis, nós não podemos extrapolar, mas acredito que a verdade tem que fazer parte do nosso dia a dia porque nós queremos paz no mundo. Repito, o senhor Lula, enquanto presidente, esteve no Irã e lá defendeu, naquela época junto ao senhor Ahmadinejad, que aquele país enriquecesse urânio acima de 20% porque era para fins pacíficos. A nossa Constituição aqui diz, no artigo 4º, a Republica Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: a defesa da paz e o repúdio ao terrorismo. Uma boa tarde a todos e que Deus abençoes o nosso Brasil”.

Em 2010, Lula tentou mediar um acordo nuclear com o Irã. A iniciativa envolveu também o então presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro e atual presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. No entanto, os Estados Unidos se opuseram ao acordo e ele acabou por não avançar. Para ser usado em armas nucleares, o urânio precisa estar enriquecido a um grau de 90%.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora