Opinião
|
27 de dezembro de 2023
|
10:02

Combo de retrocesso ambiental em Rio Grande (Centro de Estudos Ambientais)

Foto do dia da criação do movimento Rio Grande quer Verde abraçando um eucalipto remanescente em área de 12 hectares destruída para loteamento. (Divulgação)
Foto do dia da criação do movimento Rio Grande quer Verde abraçando um eucalipto remanescente em área de 12 hectares destruída para loteamento. (Divulgação)

Centro de Estudos Ambientais (*)

O Governo Branco, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) da cidade de Rio Grande e seus apoiadores, aproveitando a desmobilização da sociedade decorrente do final de ano, estão promovendo profundas mudanças e brutais retrocessos na política e na legislação ambiental local, em favor do capital e contra a natureza e o povo.

Nesse sentido, foram enviados Projetos de Leis (PLs) à Câmara de Vereadores de forma surpreendente, sem tempo para análise e discussão entre os/as parlamentares e também sem debate com a a sociedade e nem mesmo com o Conselho de Defesa de Meio Ambiente (COMDEMA), até então, órgão máximo da política ambiental municipal.

O combo do retrocesso ambiental é constituído pelo PL Política Ambiental, que de fato trata-se da morte prática do COMDEMA, pelo PL Termo de Permissão de Uso do Camping Municipal, que, de fato, corresponde à sua doação, condenando o Parque das Caturritas, pelo PL Política de Arborização, que consiste na (des)arborização da cidade e pelo PL Sistema de Licenciamento ou (des)licenciamento ambiental.

O cenário é esse: no momento em que há pessoas em férias e instituições em recesso, como o COMDEMA, neste caso, antirregimental e estimulado pela SMMA, ou à beira dele; o governo envia um Pacote de Retrocesso Ambiental, sem técnica científica, sem justificativa jurídica e, sobretudo, sem democracia. Boiada passando!

(*) Centro de Estudos Ambientais (CEA)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora