Opinião
|
17 de novembro de 2023
|
07:04

As diferenças são pequenas quando a causa é poderosa

Foto: Leandro Molina
Foto: Leandro Molina

Parlamentares do PT de Porto Alegre (*)

O PT está em um momento único. Mudou o Brasil, incluiu seu povo e, por seus acertos, foi golpeado. Sem abrir mão de sua visão de sociedade, resistiu, reconstruiu e venceu. Não uma vitória sua, mas de todas e todos aqueles que não suportaram o desprezo, o genocídio, a intolerância. Lula apenas representou pessoas, lideranças, movimentos e partidos que ousaram lutar e criar, em uma marcha pela reafirmação da democracia.

Essa marcha não para. Está junto para fazer o melhor governo no Planalto, mas também mudar as planícies. Em 2024 se surpreenderão aqueles que duvidarem da capacidade do PT e da Esquerda. Não é à toa que estamos em sintonia, conversando incansavelmente com partidos do campo democrático e popular. As diferenças serão pequenas, pois a causa é poderosa.

O PT amadureceu seus passos este ano. Fez uma conferência, envolveu mais de mil pessoas, reuniu nas comunidades, nos bairros, com militantes de várias causas. O produto de tudo isso? Mais que um documento, mais que um diagnóstico, uma visão estratégica: decidimos vencer, com a unidade do campo progressista, a Prefeitura da cidade.

Nosso Diretório Municipal tem definido as diretrizes programáticas para o próximo período, está conectado com a base e, fundamentalmente, ombreou junto com ela durante o processo de Conferência. É nele que se forjou o compromisso coletivo que orientará nossas ações, projetando o PT como protagonista na construção de frente que traduza nosso sentimento de mudança em Porto Alegre. Quem a acompanhou sabe: não há diferenças estratégicas entre nós.

Assim manifestamos e reconhecemos a necessidade de construir alianças, ampliar influência, forjar um processo participativo e inovador para assegurar a unidade do campo progressista. Temos acordo, amplo acordo! E para tanto, é imperativo que o PT apresente um nome forte e comprometido para integrar a construção da Frente Ampla em 2024, buscando a convergência de forças progressistas por um projeto sólido para Porto Alegre. Isso não se faz com adiamentos, mas com decisões. É hora do PT decidir por vencer. E é para vencer que a unidade do PT deve ser manifesta o quanto antes!

(*) Assinam:

Vereador Adeli Sell (PT)
Vereador Aldacir Oliboni (PT)
Vereador Engenheiro Comassetto (PT) e Vice-presidente Municipal do PT

Subscrevem:

Deputada Estadual Laura Sito (PT), ex-vereadora e Presidenta Municipal do PT
Deputado Estadual Leonel Radde (PT), ex-vereador

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora