Opinião
|
17 de novembro de 2022
|
08:55

Solidariedade, fazer o bem olhando para quem (por Alex Cardoso)

Cada brasileiro gera, em média, 1kg de resíduo por dia. Foto: Luiza Castro/Sul21
Cada brasileiro gera, em média, 1kg de resíduo por dia. Foto: Luiza Castro/Sul21

Alex Cardoso (*)

Olá, sou Alex Cardoso, o @alex catador, queria falar brevemente com vocês sobre as Catadoras e Catadores.

Antes de mais nada, 90% de tudo que é reciclado no Brasil passa pelas mãos das Catadoras e Catadores. Logo, de cada 10 garrafas recicladas, 9 foi nós que reciclamos.

Somos importantes agentes ambientais, pois nosso trabalho incide direto na proteção ambiental. Além do mais, somos expertos na educação ambiental, pois sensibilizamos e ensinamos a separação correta dos resíduos.

Somos importantes agentes econômicos, pois além de sermos os principais agentes da cadeia da reciclagem, operamos dentro da lógica cooperativista e solidária, distribuindo a riqueza e os conhecimentos sobre os resíduos, mostrando uma alternativa concreta em relação ao capitalismo.

Somos agentes sociais importantíssimos, pois incluímos trabalhadoras e trabalhadores que o mercado formal e o estado excluíram, deixando-as-os, na miséria, literalmente para morrer sem dignidade. Nossa organização gera trabalho, renda e dignidade para essas famílias.

Entretanto, o estado quer nos tratar de forma igual a uma empresa privada, olhando para a produção, para a burocracia estatal, sem se dar conta que nossa potência é justamente por fazer tanto o que as empresas privadas quanto o estado não fazem, literalmente priorizar as pessoas e o meio ambiente em relação ao capital.

Por fim, você é uma/m geradora/r de resíduos, sua vida inteira tu será, pois é impossível não ter sobras em nosso viver, logo, tu tens uma dívida social e econômica com as Catadoras e Catadores, com nossas cooperativas, pois reciclamos seus resíduos.

Quer proteger as árvores, preservar a vida dos animais, lutar contra as mineradoras, preservar os territórios dos povos tradicionais, a agricultura familiar, construir uma outra sociedade baseada em outra economia, pois então apoie e fortaleça as Catadoras e Catadores.

Quer fortalecer a luta das mulheres, fortaleça as Catadoras, pois 75% da categoria é formada por mulheres e muitas são mães solo.

Neste Natal, lembre-se de honrar seus compromissos sociais, ambientais e econômicos, materialize a ética daquilo que você pensa e fala com aquilo que você faz, ajude as catadoras e catadores com suas comemorações de final de ano, geralmente pedem alimentos, presentes e material escolar para as crianças.

Lembre-se que a pandemia do covid19 já passou, mas a categoria qual ainda luta contra a pandemia econômica (muito trabalho e pouco dinheiro), contribua.

Quer informações de como doar, mande mensagem pelo Instagram @alexcatador

(*) Movimento Nacional das Catadoras  e Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR (@alexcatador)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora