Coronavírus
|
19 de fevereiro de 2023
|
17:07

RS recebe mais 97 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19

Por
Sul 21
[email protected]
O RS já recebeu, até o momento, 355 mil doses do imunizante bivalente contra a covid. Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES
O RS já recebeu, até o momento, 355 mil doses do imunizante bivalente contra a covid. Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

O Rio Grande do Sul recebeu neste sábado (18) uma remessa com 97,2 mil doses de vacina bivalente contra a covid-19. No total, já foram encaminhados 354,7 mil imunizantes ao Estado. Nas próximas semanas, o Ministério da Saúde enviará novas doses.

As vacinas serão distribuídas e encaminhadas às 18 coordenadorias regionais, onde haverá separação para que os municípios façam a coleta das suas respectivas doses após o feriado de Carnaval. Até lá, elas permanecem no Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cead) da Secretaria da Saúde (SES).

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do coronavírus e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo as variantes Ômicron. “A vacina bivalente é ainda mais potente e também representa proteção”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, no dia 9, quando o Estado recebeu o primeiro lote.

A campanha de vacinação com o imunizante bivalente se iniciou oficialmente no RS no dia 14, em Canoas. Além de priorizar o atendimento de pessoas em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), a SES recomenda aos municípios aplicar a bivalente em idosos com 70 anos ou mais nos postos de saúde. Para isso, será usado o excedente de doses que cada município tiver recebido.

Considerando que a campanha em âmbito nacional começa oficialmente no próximo dia 27 e que o sistema de informações nacional só poderá ser abastecido a partir desta data, a recomendação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é de restringir a aplicação de doses da vacina bivalente em um ou, no máximo, dois postos de saúde por município.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses.

Após a primeira fase, começaram a receber a vacina bivalente, pela ordem, pessoas entre 60 e 69 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde e pessoas com deficiência permanente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora