Coronavírus
|
20 de dezembro de 2022
|
16:48

Porto Alegre: Uso de máscara volta a ser obrigatório em ambientes hospitalares

Por
Sul 21
[email protected]
Por recomendação da SMS, uso de máscara volta a ser obrigatório em alguns ambientes. Foto: Liana Rigon/Inovação PMPA
Por recomendação da SMS, uso de máscara volta a ser obrigatório em alguns ambientes. Foto: Liana Rigon/Inovação PMPA

O uso de máscaras em áreas assistenciais de hospitais, pronto atendimentos, unidades de saúde da Atenção Primária em Saúde e instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) volta a ser obrigatório a partir de terça-feira (20), na Capital. A determinação consta no decreto nº 21.790, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), e vale para instituições públicas e privadas.

A medida está baseada em parecer da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No documento, a Secretaria alerta para o aumento da circulação do coronavírus na Capital. De acordo com o boletim referente à semana epidemiológica 44, que vai do dia 30/10 ao dia 05/11, houve aumento da circulação viral, novas ocorrências de surtos, aumento no número de novas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e aumento da demanda de sintomáticos junto aos serviços de atenção à saúde.

Além disso, o parecer destaca que os dados vacinais apontam para a cobertura insuficiente da segunda dose e reforços da vacina contra a covid-19: 9,6% de crianças de 3 a 4 anos e 59,6% de crianças de 5 a 11 anos com duas doses; 24,4% de adolescentes de 12 a 17 anos com um reforço; 29,3% das pessoas com 18 a 79 anos e 60,8% das pessoas com 80 anos ou mais com o segundo reforço.

A decisão do Executivo Municipal foi tomada em consenso com representantes de hospitais, após reunião virtual.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora