Coronavírus
|
22 de outubro de 2021
|
18:46

Deputada cobra Hospital de Clínicas por funcionário que participou de ato antivacina

Por
Sul 21
[email protected]
Movimentação de plenário. Manifestantes nas galerias, contra o
Movimentação de plenário. Manifestantes nas galerias, contra o "passaporte vacinal". Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou um ofício ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) questionando a instituição sobre a participação de um funcionário do setor de Tecnologia de Informação nas manifestações antivacina da última quarta-feira (22), que resultaram em agressões a vereadores na Câmara Municipal. O ofício foi endereçado à diretora-presidente do HCPA, Nadine Oliveira Clausell.

“A circulação de colaboradores não imunizados atenta contra a integridade física e moral da coletividade, afrontando as melhores práticas de qualidade e segurança e manchando a boa imagem do Hospital de Clínicas”, diz a deputada.

A deputada diz ainda que tem recebido relatos de servidores do HCPA que já denunciaram internamente colegas que não se vacinaram, o que não teria tido resposta por parte do hospital. Para Luciana, a direção do Clínicas tem autonomia para determinar a obrigatoriedade da imunização de seus funcionários.

“A independência garantida à empresa pública permite que a sua gestão tome as medidas necessárias para evitar que seus colaboradores criem um risco à saúde coletiva. Não há necessidade de regra expressa para tal, basta o dever geral de cuidado que está ainda mais evidente quando se trata de uma unidade de saúde. No caso do HCPA, esse dever toma contornos ainda mais relevantes, pois além de uma referência nacional e um orgulho para o Estado, o Hospital continua sendo uma fortaleza na batalha contra a pandemia”, diz.

O Sul21 entrou em contato com o HCPA a respeito do ofício encaminhado pela deputada. A instituição encaminhou a nota a seguir. “O Hospital de Clínicas de Porto Alegre recebeu o ofício encaminhado pela deputada estadual Luciana Genro, na tarde desta sexta-feira (22). A instituição irá analisar o documento para responder aos apontamentos registrados pela parlamentar. O HCPA reforça seu compromisso institucional com o cumprimento de toda legislação, com o incentivo permanente à vacinação e as demais medidas de contenção ao coronavírus”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora